Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2022 chegou ao fim no último dia 31 de maio, segundo dados da Receita Federal nesta quarta-feira (1), mais de 36 milhões de declarações ano-calendário 2021 foram entregues.
De acordo com a Receita Federal a expectativa era de que pouco mais de 34 milhões de declarações fossem enviadas, contudo, a entrega superou as expectativas do governo, mesmo com a disparada da inflação e defasagem da tabela do Imposto de Renda.
Todavia, com o grande número de envio de declarações, muitos contribuintes não sabem como conferir se caíram ou não na malha fina neste ano. Pensando nisso, explicaremos exatamente como realizar a consulta.
Qualquer declaração do Imposto de Renda de qualquer contribuinte que é enviada para a Receita Federal passa por uma análise de dados onde são checados e comparadas as informações enviadas por você com a informação enviada por terceiros e também pelas bases de dados do governo.
Dessa maneira, quando o sistema encontra alguma divergência nas informações prestadas, a sua declaração será separada para que passe por uma análise mais profunda, o que é chamado de Malha Fiscal, ou popularmente conhecida como malha fina.
Assim, um erro que pode ter feito com que o contribuinte caia na malha fina pode ser os mais diversos, como o preenchimento incorreto, incompatível ou ainda em casos mais graves por suspeitas de fraude.
É importante esclarecer que cair na malha fina por si só não significa um problema, muitas vezes quer dizer que existem divergências de informação na sua declaração.
Nesse sentido, o contribuinte que cai na malha fina precisará corrigir as informações que foram encontradas com erros através do cruzamento de dados da Receita Federal, para que possa ser validada e ser devidamente entregue.
Contudo, caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, o mesmo poderá sofrer penalidades, como, por exemplo, uma multa de 75% em cima do valor do imposto, além de ter o nome incluído no Cadin, que é o cadastro de pessoas que possuem dívidas com órgãos federais.
O processo de consulta da declaração do Imposto de Renda é super simples e pode ser feita da seguinte forma:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…