Imagem por @gustavomellossa / @evgeniyashihaleeva / freepik / editado por Jornal Contábil
O Imposto de Renda (IR) de 2022, segundo a Receita Federal, deve ter mais de 30 milhões de declarações enviadas. O prazo de envio vai até o dia 31 de maio. Por este motivo, é bom se organizar, afinal, deixar de declarar pode ocasionar diversos problemas.
Alguns contribuintes mesmo estando obrigados a declarar o seu IR deixam de enviar a declaração e isso pode gerar alguns problemas com o fisco, de multas a punições mais pesadas.
Acompanhe este artigo até o final e saiba o que pode acontecer com o contribuinte que deixar de declarar o seu Imposto de Renda em 2022.
Boa leitura!
Antes de mostrarmos o que pode acontecer com quem deixa de declarar o Imposto de Renda em 2022, é preciso pontuar quem são os contribuintes obrigados a declarar o IR este ano.
Veja a seguir quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda este ano:
Quem está incluso em um ou mais dos grupos que citamos acima e não enviar a declaração do Imposto de Renda em 2022 no prazo, sofrerá as seguintes punições:
Quando o contribuinte fica um longo tempo sem realizar o pagamento e ignora as notificações, a Receita pode chegar a bloquear o CPF do cidadão que deixou de apresentar sua declaração.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…