Imagem por @DCStudio / freepik
O envio do Imposto de Renda de 2022 (ano-base 2021) termina no final do mês de maio, portanto, entramos no último mês para enviar a sua declaração do Imposto de Renda sem atrasos.
Todas as dúvidas sobre a declaração devem ser tiradas o mais rápido possível, para evitar atrasos e pagamento de multas. Diversos contribuintes não sabem como realizar a declaração das suas remunerações, mas, é preciso se informar.
No artigo de hoje ensinaremos como declarar o seu salário ou a sua aposentadoria no Imposto de Renda de 2022.
Se informe sobre o IR!
O Imposto de Renda de 2022 trouxe diversas novidades para os contribuintes, entre elas está o PIX, agora é possível receber restituição e pagar o Imposto por meio da forma pagamento instantânea, o PIX.
Portanto, se após você enviar sua declaração, e estiver devendo Imposto ou ter direito a restituição, será possível utilizar toda a praticidade do PIX para receber ou pagar.
Além disso, a forma como a declaração é elaborada passou por algumas mudanças este ano, por este motivo, é preciso se informar para não cometer erros. Se você quer saber como declarar seu salário, acompanhe os próximos tópicos
Se você estiver entre o grupo de contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda de 2022, saiba como declarar seu salário ou aposentadoria:
Os salários devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” na declaração de Imposto de Renda 2022, além disso, aposentados e pensionistas também devem utilizar esta mesma ficha.
Os aposentados e pensionistas devem utilizar o informe de rendimentos emitido pelo INSS, já os assalariados devem utilizar o informe de rendimentos da empresa para declarar seus salários.
Na prática, é só copiar os valores e preencher a ficha, mas, se você trabalhou em mais de um local em 2021, você deve abrir mais de uma ficha.
Selecione a ficha que citamos acima e tenha atenção, se o rendimento for do declarante, a aba “Titular” deve ser a escolhida, e, logicamente, se a remuneração for de um dos seus dependentes, a aba “dependente” será a escolhida.
É preciso abrir uma nova janela para cada dependente que possua renda, clique no botão “novo” e informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, o empregador que pagou o salário ou o INSS, para aposentadoria.
Após isso, informe o valor dos rendimentos recebidos, a contribuição previdenciária oficial, o imposto retido na fonte, o valor do décimo terceiro salário e o imposto retido sobre o 13º salário.
Clique em “OK” e pronto, repita o processo para cada nova fonte pagadora, do contribuinte ou dos dependentes.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…