Chamadas

Imposto de Renda 2023: 5 dicas de como se organizar

O Contribuinte já pode iniciar preparativos do Imposto de Renda 2023 para garantir o atendimento ao prazo e melhores práticas A temporada para entregar a declaração se aproxima e quem se organiza para cumprir a obrigação amplia as chances de fazer tudo certo.

E já que a organização faz toda a diferença para manter a conformidade, vale a pena dedicar um tempo aos preparativos.

As regras específicas para o IRPF 2023, ano-calendário 2022, ainda não foram divulgadas pela Receita Federal, todavia é possível se antecipar tendo como base as orientações válidas para anos anteriores.

Na leitura a seguir, vamos dar dicas de como se preparar e não ter que se estressar para entregar em cima da hora. Afinal, na pressa,  a possibilidade de cometer erros é maior. Acompanhe!

Leia também: Como não cair na malha fina do Imposto de Renda 2023?

Vantagens em se preparar

Normalmente, o período para envio da declaração normalmente tem início em março e se encerra no final do mês de abril. Mas o contribuinte que começa a se preparar com antecedência tem mais tempo para reunir todos os documentos e comprovantes necessários. 

Além disso, consegue simular qual modelo de declaração é mais apropriado para seu caso e tem tempo de recorrer à orientação especializada, se desejar.

Dentre as vantagens de se antecipar estão:

  • Otimização tributária ao escolher a modalidade e forma de declaração mais adequada ao seu caso e aproveitar todas as deduções possíveis;
  • As chances de falhas de preenchimento diminuem;
  • Evitar o risco de cair na malha fina e receber multas;
  • Entrega dentro do prazo;
  • Mais rapidez na restituição, se for o casol;

Comece a se organizar para o IR 2023

Agora é o momento de separar e deixar à mão comprovantes relacionados a rendimentos (informe de rendimentos e comprovantes de outras fontes, entre outros), bens e direitos (compra ou venda de bens), pagamentos efetuados (principalmente de despesas dedutíveis), investimentos (apurações mensais e guias pagas), doações, dívidas e outros, uma vez que tais informações deverão ser prestadas em vários campos da declaração.

O volume de itens pode ser grande, caso o declarante tenha muitos dependentes ou sua situação apresenta certa complexidade tributária.

Um ponto de atenção é a guarda desses documentos e informações por, no mínimo, cinco anos após a entrega da declaração à Receita Federal, já que o órgão pode, dentro deste prazo, fazer alguma exigência de apresentação.

Embora o processo de prestar contas ao Leão seja temido por algumas pessoas, a Receita Federal trabalha para facilitar esta tarefa. Para isso, vamos a algumas dicas que podem facilitar o envio da sua Declaração de Imposto de Renda 2023.

Leia também: Imposto de Renda: Veja quem está obrigado a declarar em 2023

Dicas para facilitar a declaração do IR 2023

1 – Ter uma conta gov.br nível Ouro

No ano passado, a Declaração Pré-Preenchida facilitou bastante o processo de preenchimento do IR, uma vez que todas as informações de posse do Governo Federal e da Declaração do ano anterior já estavam disponíveis nos sistemas de preenchimento da Declaração. 

Todavia, para que utilizar este recurso é importante que a sua conta gov.br seja nível Ouro. Portanto, aproveite esse tempo e já faça uma, se ainda não o fez.

2 – Organização dos documentos

Embora a Declaração Pré-Preenchida seja uma “mão na roda”, o contribuinte deve conferir todos os dados que foram inseridos na sua Declaração. neste caso, a recomendação é ter em mãos todos os documentos relacionados às fontes de renda, investimentos, patrimônio e despesas dedutíveis para checar as informações e acrescentar o que for necessário.

3 – Ter todos os informes de rendimentos

Todas as fontes pagadoras de receitas, como a empresa onde trabalha, são obrigadas a emitir um documento com toda a renda tributável e não tributável que você recebeu ao longo do ano anterior. 

Esta é uma das informações que estará disponível na Declaração Pré-Preenchida, mas é importante que você confira todas as informações e retifique o que for necessário. 

Bancos e Corretoras de Valores também fornecem a posição de sua conta e de seus investimentos no ano anterior. Mas para quem faz operações em bolsas de valores, também é imprescindível separar as notas de negociação para este momento.

4 – Organização das despesas dedutíveis

Pagamentos como dentista, plano de saúde ou consultas particulares são despesas que podem diminuir a sua renda tributável. 

Além disso, organize-se quanto às despesas com educação, sua e de seus dependentes. Solicite ao estabelecimento um informe de pagamentos do ano de 2022. Se você contribui com a Previdência Privada PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), também pode obter junto à administradora um informe de todas as contribuições do ano anterior.

5 – Organização dos  investimentos

Por fim, ainda que você não tenha sacado seus investimentos ou vendido suas ações, você deve declarar no seu imposto de renda a situação deles. Os investimentos fazem parte do seu patrimônio e por isso sua evolução deve ser informada na Declaração de Imposto de Renda.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago