Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023 terá recorde no envio de declarações!

A Receita Federal do Brasil (RFB) espera receber até 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) em 2023, 3,2 milhões a mais que em 2022.

Segundo as estimativas da Receita Federal, 2023 será o ano com mais envios de declarações de IR, superando 2022, ano detentor do atual recorde.

Por conta da falta de atualização na tabela do IR, o número de contribuintes obrigados a enviar a declaração só tem aumentado nos últimos anos. Por conta da atualização que acontecerá em maio, o número deve diminuir em 2024.

Imposto de Renda 2023, o ano recorde!

Segundo análises da Receita, o órgão acredita que receberá entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações até o dia 31 de maio, prazo limite para envio das obrigações.

Segundo a Receita Federal, o uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes, os contribuintes que utilizarem esse modelo de declaração terão prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023.

Se as expectativas estiverem corretas e forem enviadas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações, será o ano com mais envios de IR, superando 2022, que teve 36.322.912 de obrigações enviadas.

Leia também: Imposto De Renda 2023: Nova Faixa De Isenção Só Valerá Em 2024!

As expectativas podem ser superadas?

No IR de 2022, a Receita tinha expectativa de receber 34,1 milhões de obrigações, entretanto, foram recebidas mais 36,3 milhões de declarações.

Ou seja, no ano passado, a RFB recebeu 2,2 milhões de obrigações a mais do que o esperado, portanto, existe a possibilidade que o mesmo ocorra este ano.

Se as expectativas da Receita Federal forem superadas e o órgão receber mais declarações de Imposto de Renda do que o esperado para 2023, o número pode passar de 40 milhões de envios.

Leia também: IR 2023: Novidades Nas Regras São Divulgadas. Veja Aqui!!

Conclusão

Mesmo que o envio de declarações de Imposto de Renda em 2023 atenda a menor expectativa da Receita Federal para este ano (38,5 milhões), este ainda será o ano com mais envio dessa obrigação acessória, superando 2022.

As expectativas também podem ser superadas, assim como no ano passado, se isso acontecer, o número de declarações pode superar a casa dos 40 milhões, aumentando o recorde.

O número de envios vem crescendo por conta da falta de atualização na tabela de IR, a defasagem vem fazendo com que o número de contribuintes obrigados a declarar o Imposto aumente cada vez mais nos últimos anos.

O ajuste decretado pelo governo federal começará a valer em maio e deve diminuir o número de contribuintes obrigados em 2024.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago