Se você decidiu que já se sente seguro o suficiente para elaborar a sua declaração do Imposto de Renda (IR), mas está com algumas dúvidas sobre como fazer, nós vamos te orientar com algumas dicas pontuais.
O ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional de contabilidade para elaboração do seu IR, principalmente se você possui muitos dependentes, investimentos e fontes de renda.
Entretanto, se você vai elaborar uma declaração simples em 2025, nós vamos te fornecer algumas dicas para você declarar seu IR corretamente e fugir da temida Malha Fina.
Utilize o PIX e/ou declaração pré-preenchida
Utilizando a declaração pré-preenchida e/ou o PIX, você receberá a sua restituição antes dos outros contribuintes, portanto, caso você tenha direito à restituição, essa é a melhor maneira para ter acesso ao seu dinheiro de maneira mais rápida.
Não confie 100% na declaração pré-preenchida
As informações presentes na Declaração pré-preenchida devem ser revisadas pelos declarantes, a própria Receita Federal alerta isso. Portanto, mesmo que ali conste todas as suas informações, utilize seu comprovante de rendimentos e seus outros documentos para conferir as informações.
Separe seus comprovantes de rendimentos
Até o dia 28 de fevereiro as instituições financeiras (bancos e corretoras) e empregadores vão te enviar seus comprovantes de rendimentos, portanto, já separe esses documentos, eles são fundamentais.
Lembrando, informe os rendimentos dos seus dependentes (caso eles tenham) também são necessários.
Documento dos dependentes
Separe os documentos dos seus dependentes. Para uma pessoa poder incluir uma pessoa como seu dependente será preciso ter em mãos CPF, identidade e data de nascimento. Lembrando, eles NÃO podem ser incluídos em duas declarações.
Leia também:
- O que é DET, quais os benefícios e quem precisa atualizar?
- MEI: quanto custa contratar um funcionário em 2025?
- Quando o trabalhador tem direito a ajuda de custo?
- Demonstrações contábeis: o que é preciso saber?
- Recepção da ECD terá indisponibilidade temporária
Notas fiscais
Separe todas as notas fiscais de gastos dedutíveis para incluir na sua declaração do Imposto de Renda. É fundamental ter o CNPJ (ou CPF) do profissional que realizou o serviço ou da instituição, além do valor correto do serviço.
As despesas dedutíveis são alguns gastos com: educação, saúde, pensão alimentícia e previdência privada. Separe também as notas das despesas dedutíveis dos seus dependente e informe de rendimentos.

Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp