Imagem freepik
No começo do mês de março o período de envio do Imposto de Renda (IR) começa, essa obrigatoriedade deve ser transmitida por milhões de brasileiros, marcando a época do ano mais agitada para os contadores.
Entretanto, apesar de ser um período muito lucrativo para a contabilidade, também é uma época muito estressante, com questionamentos que repetem diversas vezes de março a maio, todo ano.
Os meses de envio de transmissão de IR são marcados por muito trabalho e perguntas repetitivas, que podem ser estressantes. É preciso ter muita paciência e sabedoria para enfrentar uma dos períodos mais agitados para a classe contábil.
Os clientes não entendem que o valor restituição está diretamente ligado a fatores como a quantidade de imposto retido e o imposto devido e que, por mais que o contador faça o seu trabalho, não é possível aumentar a restituição por vontade própria.
O aumento da restituição vai depender das despesas restituíveis, número de dependentes e outros fatores.
Existem os clientes que não querem declarar mesmo estando obrigados, com isso, eles sempre perguntam quais são as consequências de não enviar a declaração do Imposto de Renda, pensando em fugir do Leão.
As consequências por não declarar são as seguintes:
Se você enviou todos seus gastos restituíveis, incluiu seus dependentes (e os gastos deles) e já enviou todos os documentos solicitados pelo contador, saiba que ele fez todo possível para você pagar o valor justo.
Não existe uma solução mágica emergencial, mas você pode ter um planejamento de um ano que vai te ajudar a reduzir seu imposto devido no próximo ano.
Todo ano os atrasados vão perguntar sobre o prazo, com isso eles vão adiando o envio dos documentos, deixando tudo para o último dia. Não tenha dúvida que esse ano vai ter muitos clientes atrasados.
Leia também:
Esse ano, como todos os outros, vão aparecer pessoas querendo desvalorizar o trabalho do contador, entretanto, não caia na armadilha da desvalorização. Faça um questionário para te ajudar a precificar cada declaração e evite reduzir seus valores para agradar pessoas que estão desvalorizando o seu trabalho.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…