No dia 6 de outubro, a Receita Federal publicou que 869.302 declarações do Imposto de Renda ficaram retidas. Isso é resultado de mais de 36 milhões de repasses finais das restituições do Impostos de Renda de 2021.
Conforme informações da Receita Federal, a exclusão de faturamentos é o grande motivo para que as declarações caiam na malha fina, sendo responsável por 41,4% dos casos. Os valores de salários, ações judiciais e faturamento de aluguel estão entre os lucros não declarados.
Outra causa para a retenção das declarações de Impostos de Renda é a falha no abatimento, como: despesas médicas, arrecadações para a previdência (social ou privada) e pagamento de pensão alimentícia. Essas falhas totalizam 30,9% dos casos.
O que é o Imposto de Renda?
É um imposto federal sobre a renda. Ele está relacionado com a evolução patrimonial do cidadão. Para saber quais são os rendimentos dos cidadãos, o governo solicita que eles informem seus dados para a Receita Federal.
O que significa “cair na malha fina”?
Significa que a declaração ficará retida na Receita Federal por causa de alguma falha, como valor errado, faturamento omitido, dados cadastrais incorretos, ou até mesmo fraude na avaliação
Como é feita a retificação da declaração de Imposto de Renda?
O primeiro passo é saber se sua declaração de Imposto de Renda realmente caiu na malha fina, para isso é necessário conferir o extrato no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. O cidadão precisará informar o seu código de acesso, senha, número do CPF/CNPJ, certificado digital (se tiver) ou o login no Portal Gov.br.
Ao acessar o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal, escolha a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida aparecerá uma linha do tempo com suas últimas declarações de Imposto de Renda entregues. Verifique se a declaração de 2021 está retida e qual é o motivo.
Quais as opções que o cidadão tem para fazer a retificação?
Existem algumas maneiras de fazer a retificação. Sendo que a correção, através de declaração retificadora, acontece sem multa ou punição. Nesta opção, a declaração será preparada e voltará para a fila de restituições. O pagamento pode acontecer em um lote residual posterior.
Importante: Quando o contribuinte é intimado ou recebe notificação da Receita Federal, a única maneira de sair da malha fina é através da apresentação via internet, de todos os comprovantes e documentos que confirmam os valores declarados. Nesse caso, o cidadão deve entrar com um Processo Digital para Malha Fina no site da Receita Federal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp