jornal contábil
Às vésperas do início do prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) se posiciona contra a defasagem da tabela do imposto de renda, sem reajuste desde 2016. De acordo com levantamento do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a defasagem da correção da tabela pela inflação alcançou a marca de 103,87%.
“A falta de reajuste na tabela do Imposto de Renda promove um aumento da carga tributária. A inflação serve para repor o poder de compra e, enquanto a tabela do IR não reajusta, o que ocorre é uma incidência de imposto maior sobre um recurso que continua o mesmo. Não temos reajuste na tabela desde 2016 e mesmo antes, a correção era aquém do devido” alerta o Presidente do CRCRJ, Samir Nehme.
Com a tabela praticada hoje, estão isentos de pagar o imposto os contribuintes com ganhos de até R$ 1.903,98 ao mês. Caso a tabela tivesse sido corrigida pela inflação acumulada, a isenção do tributo abrangeria contribuintes com ganhos de até R$ 3.881,65/mês. Com o não reajuste, a faixa de isenção é cada vez menor, ao contrário do que prometeu o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Ainda durante a campanha e nos primeiros meses de governo, Bolsonaro afirmava que a faixa de isenção passaria para cinco salários mínimos.
“O que causa preocupação com a ausência de reajuste na tabela há tanto tempo é que a faixa de isentos diminui cada vez mais, penalizando aqueles com rendas mais baixas. E permite ainda que contribuintes que não tiverem ganhos reais, devido à inflação, paguem ainda mais impostos. E é esse o contexto que propicia o aumento da desigualdade, a qual o CRCRJ é veementemente contra” afirma Samir.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…