Imposto de Renda

Imposto de Renda: desktop, app ou site, qual o melhor para declarar IR?

Milhões de contribuintes devem estar perdidos, tentando decidir qual a maneira mais simples de enviar a declaração do Imposto de Renda, existem três opções que o contribuinte pode escolher: programa para computador (desktop), aplicativo para celular (Meu Imposto de Renda) ou site da Receita Federal (Portal e-CAC).

Todas as modalidades possuem basicamente as mesmas funcionalidades, porém apresentadas de maneiras diferentes. Se você está nervoso por estar enviando a sua declaração pela primeira vez, vamos te apresentar algumas dicas.

Se você está indeciso sobre o seu IR em 2025, nós vamos te fornecer orientações para que você decida a melhor maneira para enviar a sua declaração.

Algumas dicas para o seu Imposto de Renda 2025

Organize toda a sua documentação: separe notas fiscais, comprovantes de rendimentos e todos os outros documentos importantes já no final do mês de fevereiro e esteja preparado no mês de março. A declaração deve começar a ser enviada no dia 17 de março.

Verifique tudo sobre seus dependentes: lembre-se, qualquer erro com dependentes pode fazer a sua declaração cair na Malha Fina, portanto, verifique se alguém planeja incluir eles em outra declaração (só é permitido estar incluso em um IR), verifique e declare a renda deles (caso exista) e tenha em mãos o CPF e data de nascimento deles.

Envie sua declaração nos primeiros dias: enviar o seu Imposto de Renda nos primeiros dias e optar pela declaração pré-preenchida e/ou pelo recebimento da restituição no PIX, pode te ajudar a ter em mãos o dinheiro da restituição antes de outros contribuintes.

Leia também:

Desktop, app ou site, qual o melhor para declarar IR?

O programa de Computador é o método preferido da maioria dos profissionais de contabilidade, mas o aplicativo está acessível no celular e pode ser acessado de qualquer lugar, já para declarar no site, basta acessar o Portal e-CAC. 

Não existe uma forma de declarar que seja considerada melhor do que a outra, tudo vai depender da maneira que você está acostumado e das suas necessidades. Ou, simplesmente, com o formato que você se acostumar.

Desde 2022 passou a ser obrigatório o uso da conta gov.br, conta de nível prata ou ouro para preencher e entregar a declaração pelo celular ou tablet. A conta gov.br também é necessária no Desktop e no site.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

11 minutos ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

14 minutos ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

16 minutos ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

25 minutos ago

Forbes revela 6 hábitos de sucesso e 3 coisas para eliminar da vida

O sucesso não acontece por acaso. Mas você já se perguntou o que as pessoas…

33 minutos ago

Especialista alerta para o “fim” da Era do Bitcoin; preço vai despencar?

O Bitcoin sempre foi cercado por previsões otimistas e catastróficas. Mas desta vez, um alerta…

37 minutos ago