jornal contábil
Errar é humano, mas correr atrás do prejuízo é a melhor forma de concertar a situação. Esse ditado é válido para qualquer coisa da vida, até mesmo na hora de retificar a declaração do imposto de renda.
Ao perceber o erro é natural bater um leve frio no estomago e os presságios de malha fina no ar. Afinal, todo contribuinte sabe que qualquer falha pode ser fatal na sua declaração. Mas fique por aqui até o final para retificar a declaração, mandar para longe a malha fina e ficar de bem com o Leão. Boa leitura.
É possível retificar tudo que foi inserido na declaração, inclusive a renda, da mesma forma que pode alguma informação pode ser inserida ou excluída.
O processo é feito no mesmo Programa que foi enviada a declaração, basta selecionar a opção “Retificar” e informar o número de recebido do documento enviado.
De acordo com a Receita Federal, a declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente.
Além do próprio Programa, é possível retificar via App Meu Imposto de Renda, PGD IRPF2020 e também o serviço Meu Imposto de Renda no e-CAC.
O mais indicado é que todas as informações sejam retificadas, adicionadas ou excluídas de acordo com a necessidade do contribuinte.
Isso porque, nos últimos anos o sistema da Receita se aprimorou muito mais e consegue detectar divergências com maior facilidade, logo, em um erro “bobo” você pode cair na malha fina.
Por isso, retifique e certifique-se de que todas as informações estão corretas para evitar prejuízos financeiros.
Uma declaração pode ser retificada até 5 anos após o seu envio, mas é bom esclarecer que algumas informações não podem ser alteradas nesse prazo.
Exemplo disso é o tipo de tributação, completa ou simplificada, que pode ser alterada somente enquanto o prazo para declarar estiver ativo, após isso não é mais possível.
Não, a partir do momento que a Receita fiscaliza a declaração, ou seja, analisa as informações para conferir se estão corretos, não é possível retificar a declaração em questão. Por isso, é importante que o contribuinte retifique sua declaração assim que identificar os erros.
Erros podem ser corrigidos de uma maneira bem mais simples antes mesmo da retificação, isso porque o contribuinte pode contar com a análise do imposto de renda.
A plataforma IR sem Erro analisa sua declaração da seguinte forma:
Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo original IR sem Erro
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…