Imagem por @gustavomellossa / @lifeonwhite / freepik - editado por Jornal Contábil
O prazo para os contribuintes enviarem a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) termina nesta terça (31).
De acordo com a Receita Federal até o dia 27 cerca de 28.880.296 declarações já haviam sido enviadas.
O contribuinte que não encaminhar sua declaração até amanhã dia 31 está sujeito ao pagamento de multa, onde o valor mínimo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Além da multa, aquele que deixar de declarar também podem ter o CPF bloqueado, trazendo vários transtornos ao cidadão com o impedimento de tirar passaportes, contratar empréstimos e até prestar concurso público.
No que se refere a restituição do IR pagamento o primeiro lote é destinado a grupos prioritários de contribuintes que já enviaram a declaração e que não caíram na malha fina.
Dentre eles temos os idosos acima dos 60 anos, contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave, assim como professores cuja fonte de renda principal seja o magistério. Confira o cronograma de restituição do Imposto de Renda de 2022:
Como não ocorreram mudanças os contribuintes que devem entregar a declaração de imposto de renda pessoa física são:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…