Designed by @wirestock/ @rafapress / freepik / editado por: jornal contábil
Os contribuintes já podem se organizar para fazer a sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2021.
Para evitar imprevistos que possam estar relacionados à informações incorretas, é preciso estar atento aos documentos que você precisará para elaborar a declaração e apresentá-la dentro do prazo, a fim de evitar a aplicação de multa.
Ainda não foram divulgadas as orientações e o calendário oficial para este ano, porém, desde 2019 tem sido necessário informar o CPF de todos os dependentes.
Em contrapartida, não está sendo solicitado a Guia da Previdência Social (GPS) e a cópia da carteira de trabalho de funcionários domésticos.
Para saber quais são os principais documentos que você utilizará, continue acompanhando este artigo.
Este imposto incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil.
De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.924, de 19 de fevereiro de 2020, está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2020, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2019:
Veja os documentos principais para que você possa elaborar a sua declaração do Imposto de Renda 2021:
Outro documento necessário é o informe de rendimentos, onde constam os valores que foram recebidos durante o ano anterior.
Também é conhecido como comprovante de rendimentos e existem diversos modelos de informes que podem ser obtidos pelos contribuintes.
Por isso, saiba quais são os principais informes que você precisará para fazer a sua declaração:
Além dos informes, se atente ainda à importância dos documentos de pagamentos efetivos. E
ntão, reúna os recibos com assinatura e CPF do profissional prestador do serviço ou ainda notas fiscais de serviços como despesas médicas; odontológicas; seguro saúde; além de despesas com educação; possíveis doações realizadas e serviços tomados de pessoas físicas e jurídicas.
Você precisará ainda os documentos ou informações que comprovem o ônus e dívidas do ano a declarar, que foram pagos ou contraídos em 2020, além de comprovantes sobre direitos e bens, como a aquisição de imóvel, registro de veículo, e outros bens.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A Adega Garagem, localizada na periferia da zona leste de São Paulo, está sendo investigada…
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) divulgou uma nova Nota Técnica (NT) sobre a…
Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um aumento significativo na adoção de redes sociais, que…
O concurso do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) já tem…
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…