Imagem: macrofotografia / freepik
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da dengue representa uma ferramenta significativa na redução da incidência de casos graves e hospitalizações.
A pedido do Jornal Contábil, o Diretor Clínico da Salus Imunizações, Dr. Marco Cesar, explica detalhadamente, informações para aumentar a conscientização sobre a eficácia e importância dessa vacinação.
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, continua sendo uma ameaça séria à saúde pública no Brasil. Com a vacina da dengue, a população ganha uma arma adicional no combate a essa doença.
A eficácia da vacina, com 80% após a 1a dose chegando a 90 a 15% com a segunda dose de proteção contra os quatro sorotipos vivos do vírus, é um marco significativo na redução de casos graves.
Desenvolvida à base de anticorpos, a vacina estimula as defesas naturais do corpo humano, prevenindo cerca de 8 em cada 10 casos de dengue grave e com risco de hospitalização.
Leia também: Somente A Vacinação Não Eliminará O Câncer Do Colo Do Útero
Recomendada para indivíduos entre 4 e 60 anos, a vacina é especialmente benéfica para aqueles que já foram previamente infectados pela dengue.
A composição da vacina, formada por vírus quiméricos cuja base do vírus tipo 2 da dengue, representa uma inovação na prevenção. Cada sorotipo do vírus foi obtido separadamente por meio de tecnologia de DNA recombinante, garantindo uma abordagem eficaz e segura..
Leia também: Vacina Contra Esquistossomose Vai Estar Disponível No SUS Em 2025
A via de administração subcutânea, abaixo da pele, proporciona a eficácia necessária. A aplicação da vacina ocorre em 2 doses subcutanea, com intervalo de 3 meses entre elas, garantindo uma imunização completa e duradoura.
Após a vacinação, podem ocorrer reações leves, como cefaleia e dor no local da aplicação. No entanto, é essencial observar as contraindicações, que incluem gestação, amamentação, doença febril, uso prolongado de corticoides, imunossupressão e histórico de reações alérgicas graves.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…