Imagem por @ipopba / freepik
O futuro da cadeia produtiva está na indústria 4.0, e a partir de uma afirmação como essa, logo vem na mente do gestor, dúvidas recorrentes da viabilidade, como investir, decisões que precisam ser tomadas para gerar lucratividade.
O fato é que para aquele que deseja aplicar essa inovação, deve saber no que está investindo, e se sentir seguro em dar um passo, pois a aplicação envolve remodelar o processo, realizando estudos aprofundados e detalhados com o objetivo de tirar o melhor desse tipo de investimento.
[banner-rotativo]
Por que investir na indústria 4.0 ?
Fundamento básico e quase que obrigatório para o estudo da gestão, o Toyotismo tinha como filosofia a realização do trabalho correto, com o menor tempo, sem geração de estoque e sem desperdício.
Mas afinal, o ser humano não é uma máquina, e na medida em que o seu corpo e mente cansam, algum dos pontos citados não serão atendidos, e então entra a indústria 4.0, e o panorama muda.
Sobre a inteligência artificial
A inteligência artificial, responsável por gerenciar a planta e por tomar decisões em situações particulares e exclusivas desse tipo processo.
O processo executado por uma inteligência artificial numa planta automatizada possui dois grandes ganhos, que são:
Como funciona a teoria na prática
Vamos a um exemplo complexo de produção, que é a injeção de plástico, onde existem diversas etapas até que um determinado produto seja finalizado, desde a composição do polímero, a aplicação da injeção no molde, o processo de desmolde e rebarbamento, e todos os processos de acabamento.
Analisando esse processo de produção, em cada etapa será possível colher dados, e o gestor poderá compreender, por exemplo, quanto tempo levou para concluir a produção, qual o custo real da matéria prima, qual a sua lucratividade e quais são os gargalos.
Não apenas na indústria a inteligência artificial se torna produtiva a gestão, hoje a rede Smart Grid dispõe de ferramentas e automação que geram econômica e melhor distribuição de energia elétrica, mas para se ter melhor ideia mais completa do que é uma rede Smart Grid vamos ilustrar melhor:
A inteligência artificial consegue identificar por exemplo onde houve uma queda de energia específica em um poste, e então faz com que o caminho a ser percorrido pela energia elétrica mude para aquele que está funcionando, isso quer dizer que os cabos elétricos terão a sua energia controlada de acordo com a necessidade, e também traz a possibilidade de rastrear os serviços clandestinos.
Podemos também imaginar a verificação de um processo produtivo realizado por uma inteligência artificial, por exemplo a conferência de resultado da produção da película de controle solar, comumente aplicado em carros, a inteligência artificial pode receber parâmetros para definir a liberação do produto ao seu cliente.
Aplique estratégias da indústria 4.0
Mais importante do que a tecnologia, é o estudo a ser realizado para definir como acontece o processo de produção, para isso é necessário realizar uma boa instalação da infraestrutura, considerando o processo completo.
Também é necessário encontrar qual o impacto financeiro para a saúde da empresa e realização do pagamento, levando em consideração o cálculo de qual é a expectativa do retorno do investimento.
Grandes impactos
É importante acompanhar a evolução da tecnológica, e aplicar a automação a linha de produção torna a indústria mais competitiva e com maiores dados para tomada de decisão, porém é sempre necessário realizar um estudo profundo detalhado da produção, pois é nela que acontecerá o maior impacto, além de capacitar os colaboradores a operar.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…