O SPED, ou Sistema Público de Escrituração Digital, foi criado em 22 de janeiro de 2007 para modernizar a entrega das informações fiscais e contábeis das empresas aos fiscos federal, estaduais e municipais. O SPED é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único e computadorizado de informações.
O SPED Fiscal, ou Escrituração Fiscal Digital (EFD), envolve a coleta de dados relacionados à apuração de impostos e contribuições, a EFD ICMS/IPI bem como a EFD Contribuições, inicialmente denominada EFD-PIS/COFINS, substitui os tradicionais registros e relatórios contábeis em papel.
Sempre é bom lembrar que, antes do SPED, as informações fiscais e contábeis ficavam registradas apenas nos livros das empresas, disponíveis para a fiscalização dos governos.
Acontece que, mesmo tendo a finalidade de simplificar processos e controles, a entrega mensal do SPED acabou se tornando na prática uma nova obrigação para as empresas, exigindo muito trabalho de seus escritórios de contabilidade. Todos os meses, o contador deve reunir documentos, gerar arquivos, verificar a consistência dos dados e transmitir os arquivos do SPED de cada empresa de sua carteira de clientes, uma após a outra.
Então, surge a seguinte questão: é possível simplificar esse processo? Dá para aumentar a produtividade dos escritórios de contabilidade que fazem a entrega do SPED? De que forma?
A resposta é sim! Existe uma solução para automatizar o processo de conferência e envio dos SPED em escala e em série, que entrega a obrigação de várias empresas de uma só vez e reduz em 30% o tempo necessário para essa operação. O envio automático do SPED Fiscal é uma das funcionalidades lançadas na nova plataforma da IOB, que oferece várias soluções para aumentar a produtividade, a eficiência e o controle dos escritórios de contabilidade.
E o melhor: é uma operação bastante simples! Basta o usuário arrastar um “zip” dos arquivos SPED para a Nova Plataforma IOB e todo processo de envio individual, incluindo a auditoria dos arquivos, é executado – sem precisar ficar acessando o “programa validador (PVA)” do governo para cada arquivo. A novidade resolve essa dor dos contadores: automatiza a entrega com auditoria trazendo uma rastreabilidade completa do processo, que permite a visualização em tempo real de todas as etapas e acesso aos relatórios e recibos de entrega gerados pelo PVA.
Desenhada com base nos pilares Inteligência e Tecnologia, essa é a primeira versão de uma plataforma exclusiva, que evoluirá constantemente e se tornará cada vez mais completa, para o contador ter tudo o que precisa em um único ambiente.
A entrega automatizada do SPED atende a escritórios de contabilidade que prestam serviço para empresas dos regimes de tributação –Lucro Presumido e Lucro Real –. Clique aqui para saber mais sobre o produto.
Adicionalmente, a Nova Plataforma IOB oferece outras importantes soluções para o setor contábil, como a captura de documentos fiscais com validação tributária integrada, um avançado sistema de gestão financeira para escritórios contábeis e um chat com inteligência artificial para resolver dúvidas sobre legislação, entre outras funcionalidades.
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