Economia

Inflação na indústria fechou em -0,30% no mês de fevereiro

Os preços da indústria variaram -0,30% em fevereiro frente a janeiro, a terceira menor taxa para este mês, desde o início da série histórica em 2014. O acumulado no ano atingiu -0,01%, também o terceiro menor para fevereiro desde 2014. O acumulado em 12 meses ficou em 1,38%.

Três dos setores de maior peso no índice tiveram redução de preços. O resultado, divulgado hoje (29) pelo IBGE, reflete, principalmente, a deflação no segmento de outros produtos químicos, atividade responsável por -0,21 ponto percentual (p.p.) de influência na variação de -0,30% da indústria geral. Ainda neste quesito, outras atividades que também sobressaíram foram refino de petróleo e biocombustíveis, (-0,20 p.p. de influência) e alimentos (-0,18 p.p.).

Leia mais: Ipea Reavalia Projeção Da Inflação Para Esse Ano!

“A indústria química tem o maior impacto negativo muito por conta da queda de preços de produtos utilizados na lavoura: adubos e fertilizantes e os fungicidas. Isso se deve à redução da demanda e à estabilização de preços após as altas provocadas pela guerra da Ucrânia. A guerra desorganizou a oferta e agora que ela está se normalizando, os preços começaram a cair. O Brasil importa muito e segue os preços internacionais. Outro fator é que o real está apreciado em relação ao dólar, o que faz com que os produtos fiquem mais baratos em real”, analisa o gerente do IPP, Alexandre Brandão.

Outro destaque no campo negativo é a atividade de refino, segunda maior influência, com queda do óleo diesel em função da redução dos preços internacionais do óleo bruto de petróleo.

A terceira maior influência vem dos alimentos com queda dos preços da margarina e óleo de soja, como consequência da redução dos preços internacionais da soja. “No caso das carnes frescas ou refrigeradas, a queda deve-se ao bloqueio da China à carne bovina devido a ocorrência de um caso de vaca louca. A produção que não foi exportada foi pelo menos em parte direcionada ao mercado interno e os preços caíram”, diz Brandão.

Em fevereiro, 11 das 24 atividades industriais investigadas na pesquisa apresentaram variações negativas de preço ante o mês imediatamente anterior. O gerente do IPP diz que muitos produtos foram afetados pela apreciação do real frente ao dólar. “Mas outros produtos com variação negativa responderam pela própria dinâmica do próprio mercado”, ressalva o gerente do IPP.

Por outro lado, no campo positivo, sofreram altas setores como vestuário (4,91%); indústrias extrativas (3,00%) e bebidas (1,79%). No caso do vestuário, há relação com mudanças de coleção. Já no caso das bebidas, normalmente os preços aumentam no início do segundo semestre. “Mas neste verão intenso houve uma demanda maior e os preços subiram”, completa Brandão.

Leia mais: Inflação: Previsão Do Mercado Financeiro Registrou Queda!

Ele destaca que, analisando-se o período de pandemia, entre março de 2020 e julho de 2022, houve 28 meses em que os preços aumentaram e apenas em dezembro de 2021 os preços caíram. Desde agosto o movimento é o oposto.

“De agosto até fevereiro, foi o contrário: houve seis meses de queda de preços e apenas janeiro de 2023 registrou aumento. Há um movimento de redução de preços, o que tem a ver com normalização das cadeias de produção”, conclui Brandão.

Fonte: Agência IBGE de Notícias

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago