Imagem: freepik
Em novembro deste ano, a inflação oficial para famílias com renda mais baixa persistiu em patamares inferiores àquelas com rendimentos mais elevados, mantendo a tendência observada nos cinco meses anteriores, conforme indicam os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quarta-feira (13).
De acordo com o Ipea, no mês de novembro, a taxa de inflação para famílias de renda muito baixa, baixa e média-baixa aumentou de 0,13% em outubro para 0,20%. No grupo de pessoas com renda média, a inflação passou de 0,22% para 0,23%.
Leia também: IPCA: Inflação de novembro sobe para 0,28%, puxada por alta nos alimentos
Entre aquelas com renda média-alta, a inflação permaneceu estável em 0,23%. Por fim, para as pessoas com renda alta, a elevação de preços passou de 0,55% para 0,58%.
O Ipea destaca que, em novembro, o principal impacto inflacionário para as classes de renda mais baixas foi proveniente do grupo “alimentos e bebidas”, com aumentos em produtos como arroz (3,7%), feijão-preto (4,2%), batata (8,8%), cebola (26,6%), carnes (1,4%) e aves e ovos (0,53%).
Os custos relacionados à habitação também exerceram pressão sobre o orçamento das famílias com renda mais baixa, principalmente devido ao aumento de 1,1% nas tarifas de energia elétrica. Para as famílias de renda mais alta, o impacto mais significativo da inflação no mês decorreu do aumento de 19,1% nos preços das passagens aéreas e de 0,76% nos planos de saúde.
Leia também: Mercado Aumenta Projeção De Expansão Da Economia Em 2023
No acumulado de 12 meses, a inflação apresenta variações de acordo com a faixa de renda: muito baixa (3,38%), baixa (3,85%), média baixa (4,40%), média (4,93%), média-alta (5,24%) e alta (6,09%).
A inflação oficial é mensurada mensalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ipea utiliza os dados do IBGE para realizar a análise da inflação por faixa de renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…