Começa hoje o prazo para a entrega da declaração da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2016. O documento é o raio X mais fidedigno do emprego com carteira assinada no Brasil.
O preenchimento e envio desse documento são obrigatórios a todas as pessoas jurídicas que estavam com CNPJ ativo na Receita Federal no ano passado, com ou sem empregados, e a todos os estabelecimentos com CEI (Cadastro de Empresa Individual) que possuem funcionários. MEIs (Microempreendedores Individuais) só precisam declarar se tiverem colaboradores. O prazo final é 17 de março.
Na Rais constam dados como o número de empresas, em que municípios estão localizadas, o ramo de atividade e a quantidade de funcionários. Ela também informa em que ocupações estão os trabalhadores brasileiros, quanto ganham e qual o tipo de vínculo que possuem com as empresas – se são contratados por tempo indeterminado, temporários, servidores públicos ou estão ocupando cargos comissionados.
A declaração deverá ser feita somente via internet, a partir de hoje, por meio do site www.rais.gov.br. A multa para quem não entregar até o fim do prazo varia conforme o tempo de atraso e o número de funcionários, e vai de R$ 425,64 a R$ 42.641.
Diário do Grande ABC
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…