Chamadas

Inscrição de débitos em dívida ativa têm novos prazos e regras

Para orientar os órgãos públicos sobre a inscrição de débitos em dívida ativa da União, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou nesta quarta-feira, 26, a portaria PGFN/ME nº. Nº 6.155.

O documento destaca todas as regras, prazos e formas de envio da solicitação da inscrição em dívida ativa. Diante disso, continue acompanhando para entender mais sobre esse procedimento e veja ainda o que significa a inscrição em dívida ativa. 

Dívida ativa

Muitos consumidores não sabem, mas podem ter uma dívida com o governo federal, do estado ou do município.

Essas pendências estão relacionadas à impostos como, por exemplo, o não pagamento de IPTU, IPVA ou Imposto de Renda e outras taxas, que também podem gerar a negativação do CPF. 

Então, se o contribuinte tem algum desses débitos em atraso o respectivo órgão fará o registro em dívida ativa, que se trata do procedimento de registro e verificação. Além da cobrança da dívida, isso também resulta em restrição ao cidadão, como por exemplo:

  • Impedimento ao tentar obter crédito para financiamento ou empréstimo;
  • Protesto da dívida em cartório;
Photo by @pressfoto / freepik

Assim, caso exista alguma pendência em nome do devedor, ela irá aparecer diretamente na Certidão de Dívida Ativa.

Novas regras

Segundo a nova portaria, os créditos constituídos em favor da União devem ser encaminhados à PGFN no prazo de 90 dias. Esse período é contado da data em que os débitos se tornarem exigíveis para a inscrição em Dívida Ativa da União. 

Além disso, é necessário que também seja enviado o demonstrativo de débitos. Assim, toda a documentação deve ser encaminhada através do sistema Inscreve Fácil, que pode ser acessado no Portal Único do Governo Federal (Gov.br).

Outra opção é enviar por meio da integração de sistemas, via serviço de inscrição em dívida ativa. Vale ressaltar que o valor mínimo para a inscrição em dívida ativa é de R$ 1.000,00.

Desta forma, o órgão público responsável poderá reunir todos os créditos da mesma natureza e de um mesmo devedor, com o objetivo de alcançar o limite. Depois do envio do crédito para inscrição, o processo administrativo passa a ser de responsabilidade da PGFN, que fará a devida cobrança.

Em caso de alguma irregularidade, a PGFN informará ao órgão público responsável para que seja feita a retificação da cobrança no prazo de 60.

Período de adaptação

Para que os órgãos se adequem ao sistema Inscreve Fácil ou se integrem aos sistemas disponibilizados pela PGFN, a portaria estabeleceu ainda o prazo de um ano.

Depois disso, a PGFN informou que não receberá solicitações de inscrição em dívida ativa encaminhadas por meio de outros sistemas.

Todas as informações sobre a efetivação da inscrição do débito em dívida ativa ou qualquer tipo de alteração serão disponibilizadas através do sistema Inscreve Fácil ou pelo portal e-CAC na opção “Órgãos Externos”. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda

Jornal Contábil

Recent Posts

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

27 minutos ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

40 minutos ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

1 hora ago

Como escritórios contábeis podem conquistar mais clientes e otimizar a eficiência na temporada do IR 2025?

A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…

1 hora ago

Como Escolher os Melhores Nichos para Elevar a Receita de Empresas Contábeis

Em um mercado saturado, a diferenciação é a chave para o sucesso. Empresas contábeis que…

2 horas ago

Capital de Giro: 10 Erros que Você Não Pode Ignorar

A saúde financeira de uma empresa reside, em grande medida, na eficiente gestão do capital…

2 horas ago