Chamadas

Inscritos no CadÚnico podem pagar dívidas com até 99% de desconto

As pessoas de baixa renda que desejam receber benefícios do governo federal devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). E quem está cadastrado e deve ao FIES poderá ter um bom desconto em suas parcelas atrasadas.

Neste caso, os estudantes que estavam inscritos no CadÚnico e contrataram empréstimo para custear seus estudos de nível superior poderão renegociar suas dívidas e ganhar um desconto de 99%.

Dívidas com até 99% de desconto

No primeiro semestre deste ano, o Congresso Nacional aprovou uma Medida Provisória (MP) que autoriza a renegociação de débitos do FIES para os alunos que estão inscritos no Cadastro Único ou ex-beneficiário do Auxílio Emergencial. Os alunos que tiverem com as parcelas atrasadas por mais de cinco anos terão direito ao desconto de 99%.

Já o aluno que estava com parcelas atrasadas há mais de 90 dias, em 30 de dezembro de 2021, terá isenção total de juros e taxas e redução de 12% do valor principal para pagamento à vista. Os juros também são abatidos em caso de parcelamento em até 15 vezes (parcela mínima de R$ 200), mas não há redução no valor do débito.

Leia Também: Novas regras para transferências via Pix

Aqueles que estão com parcelas atrasadas há mais de 360 dias, em 30 de dezembro de 2021, vão ter direito ao desconto de até 77%. Para quem está na mesma situação, porém está inscrito no CadÚnico ou receberam o Auxílio Emergencial, vão ter direito a um abatimento de 92%.

Já os estudantes com dívidas atrasadas há mais de 360 dias, em 30 de dezembro de 2021, recebem descontos de até 77%. No caso daqueles que estão na mesma situação, mas têm registro no CadÚnico ou foram beneficiários do auxílio emergencial, o abatimento é de 92%.

E aqueles inscritos no CadÚnico beneficiados pelo auxílio emergencial com atraso superior a cinco anos podem pagar o que devem com 99% de desconto.

Leia Também: Fim do Auxílio Brasil em 2023! Veja como migrar para o Bolsa Família

Como negociar?

O estudante deverá fazer a negociação de suas dívidas do FIES até o dia 31 de dezembro deste ano, para ter direito às vantagens. Para isso, deverá acessar o site site sifesweb.caixa.gov.br ou no app Fies Caixa. A confirmação da adesão é feita após o pagamento do boleto.

Já quem quem deve ao FIES e a dívida foi contraída junto ao Banco do Brasil, o acordo poderá ser  feito pelo aplicativo da instituição financeira, ou em qualquer agência do BB.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

1 hora ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

3 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

9 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

9 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

9 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

9 horas ago