Imagens: freepik / editado por Jornal Contábil
O 14º salário INSS foi criado em 2020 quando começou a pandemia através do Projeto de Lei n° 4.367/2020. Este prevê o pagamento de abono extra, beneficiando os aposentados e pensionistas. O Projeto de Lei tem autoria do Senador Pompeo de Mattos.
O novo benefício também consta no Projeto de Lei n° 3.657/2020, de autoria do Senador Paulo Paim. Todavia o 14° ainda está parado na Câmara dos Deputados e no Plenário do Senado Federal. Dessa forma, ainda não é possível confirmar o seu pagamento nos próximos meses.
Com certeza, se fosse aprovado rapidamente, ajudaria a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas. Estas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.
Todavia, a falta dos avanços necessários para aprovação da pauta, deixou a liberação do 14º estagnada. Aliás, encontra-se parado desde agosto de 2022.
Infelizmente é importante destacar que o 14º não possui nenhuma previsão de liberação, apesar da existência de notícias falsas que erradamente divulgam que o abono já foi aprovado e chegará, em breve, para os aposentados. Na verdade, o que existe é um PL de um pouco mais de 2 anos cuja tramitação está estagnada.
Leia também: Revisão da vida toda: INSS volta a pedir suspensão de ações…
Todos os beneficiários do INSS têm direito ao décimo quarto salário do INSS, ou seja, todos:
Infelizmente não. Para dar continuidade, o PL precisa voltar a tramitar entre os parlamentares e, desta vez, como prioridade, para que haja chances de sair em breve.
Além de ir à votação no Plenário, o 14º salário do INSS precisa de parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO).
Outro fator necessário para sua continuidade é que haja recursos orçamentários necessários, ou pelo menos uma previsão de quando haverá orçamento para os pagamentos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…