INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles / Editado por Jornal Contábil
A fila de espera para benefícios previdenciários é de aproximadamente 1,8 milhão de solicitações. Sendo que cerca de 420 mil requerimentos estão em caráter de urgência, esperando alguma documentação do contribuinte. As demais solicitações ainda necessitam passar por uma verificação do INSS.
O novo presidente da autarquia, José Carlos Oliveira, elaborou uma estratégia para tentar regularizar a fila de espera por benefícios previdenciários até julho do próximo ano. Em 2021, os prazos de espera ultrapassaram 100 dias, podendo atingir até a 410 dias para a verificação completa dos recursos. O tempo normal de espera para isso era entre 45 a 60 dias.
De acordo com a determinação da Justiça, os prazos permanecem os mesmos e devem ser cumpridos, sob pena de multa entre R$100,00 e R$10.000,00. Logo, os cidadãos afetados pelo atraso do INSS têm o direito de entrar com uma ação judicial contra a autarquia.
Importante: A contagem desses prazos começa a partir da notificação do INSS.
Dentre as atitudes tomadas para acelerar os processos estão o reconhecimento facial, recebimento de atestados digitais para a realização de perícias médicas e renovação de contratos de servidores temporários e cedidos por outros órgãos. A autarquia também está desenvolvendo um projeto que possibilita a solicitação de pensão por morte e auxílio-maternidade diretamente nos cartórios.
Em 2018 o INSS começou a atrasar a verificação dos pedidos, devido ao grande aumento no número de solicitações de benefícios. Desde de então, a autarquia elaborou vários planos para tentar reverter essa situação, mas eles não tiveram sucesso. Com a pandemia da Covid -19, a fila cresceu ainda mais, pois por um longo período as agências ficaram fechadas, o que gerou um acúmulo de pedidos.
Existe um prazo estabelecido para cada tipo de benefício. Acompanhe a seguir:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…