INSS Alerta: Instituto NÃO faz prova de vida em casa

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre uma nova tentativa de golpe contra aposentados e pensionistas. Indivíduos mal-intencionados estão se passando por servidores do INSS e visitando os beneficiários em suas residências, sob a falsa alegação de realizar a comprovação de vida. Durante essas visitas, eles solicitam fotos, dados e documentos pessoais aos cidadãos.

O INSS esclarece que não está realizando esse tipo de ação e orienta os beneficiários a não atenderem a esses falsários, nem fornecerem qualquer informação ou documento. Caso recebam uma visita suspeita, devem denunciar através do site https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada para investigar tais casos.

INSS não está realizando procedimentos de prova de vida

Além disso, o INSS informa que não está convocando os beneficiários para realizar procedimentos de prova de vida ou recadastramento. Essa informação falsa tem sido disseminada em diversos sites e portais.

Desde 2023, a realização da prova de vida é de responsabilidade exclusiva do próprio INSS. Também é importante destacar que os bloqueios de pagamento por falta de prova de vida estão suspensos até o final de 2024.

Mesmo não sendo mais obrigatória, os beneficiários que desejarem realizar a comprovação de vida por conta própria podem fazê-lo de duas maneiras: através do aplicativo Meu INSS ou no banco onde recebem os pagamentos, preferencialmente utilizando a biometria, seja no aplicativo ou no caixa eletrônico, sempre que disponível.

O que é prova de vida?

A prova de vida do INSS é um procedimento anual obrigatório para todos os beneficiários que recebem o pagamento por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo é garantir que os beneficiários de longa duração estejam vivos, prevenindo fraudes no sistema com pagamentos indevidos.

A partir de 2023, o INSS passou a utilizar dados de interoperabilidade das bases governamentais para realizar a comprovação de vida dos beneficiários. Em 2024, uma novidade trazida pela Portaria MPS nº 723, de 8 de março de 2024, foi a suspensão do bloqueio de pagamentos por falta de prova de vida até 31 de dezembro de 2024.

Para realizar a comprovação de vida, não é necessário ir até o banco ou a uma agência do INSS. O segurado pode fazer a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS. Além disso, a contagem para a próxima comprovação começa a partir da data da última atualização do benefício ou da última prova de vida, em vez de ser baseada na data de aniversário do segurado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

3 minutos ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

2 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

3 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

3 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

3 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

3 horas ago