Quem recebe aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá receber um valor acima do teto do INSS. Atualmente o valor do teto está em R$ 7.087,22.
Neste caso, o valor do benefício poderá subir para R$ 8.859,02 desde que o segurado consiga comprovar que tem direito a um adicional de 25%.
Quem recebe a aposentadoria por invalidez tem direito a um adicional de 25% no valor do seu benefício, nos casos em que possa comprovar que necessita do auxílio de uma terceira pessoa para realizar suas tarefas diárias, como por exemplo, comer, tomar banho e se locomover. Lembrando que o adicional de 25% só é concedido para os aposentados por invalidez.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 2021, que o adicional de 25% seria pago apenas aos aposentados por invalidez. Segundo o INSS também podem ter direito ao adicional os portadores das seguintes doenças:
Para solicitar o adicional de 25% o segurado deverá pedir um agendamento para a realização de uma perícia médica. O pedido pode ser realizado por do site ou aplicativo “Meu INSS” ou também pelo telefone 135.
No dia e hora marcada para o procedimento da perícia, o aposentado deverá estar de posse de documentos como RG, CPF, laudos médicos e exames.
Passo a passo de como agendar a perícia médica:
Pelo site
O resultado da perícia pode ser consultado na própria plataforma do Meu INSS. Confira como realizar o procedimento:
Pelo aplicativo
Acesse a plataforma do Meu INSS;
Informe o seu CPF e siga as orientações;
No menu, busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”;
Pode acontecer o INSS não conceder o adicional de 25%. Isso significa que o perito na hora do exame médico descartou a necessidade da assistência permanente de terceiros. Porém, se o segurado realmente necessitar ou discordar da decisão do perito poderá entrar com uma ação judicial.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…