Imagem por @ollyy / freepik / editado por Jornal Contábil
A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está suspensa até o final deste ano. Isso porque a forma de comprovação vai mudar a partir do ano que vem.
Em 2023,o segurado do INSS não precisará mais sair de casa para fazer a prova de vida, procedimento que deve ser realizado anualmente. A partir do ano que vem, caberá ao INSS utilizar as bases de dados do Governo Federal para verificar se os aposentados e pensionistas estão vivos.
De acordo com o INSS, será feito um cruzamento de informações cada vez que os segurados acessarem um dos serviços do governo. Neste caso, quem votou no primeiro turno das eleições de 2022 já assegurou a prova de vida. Mesmo que não vote no segundo turno.
O segurado não precisa se preocupar, segundo o INSS, não será realizado nenhum procedimento (de prova de vida) “até o início de 2023”.
A autarquia também informou que o segurado pode usar os canais tradicionais para a realização anual do recadastramento.
“Se for da preferência da pessoa, ela ainda pode usar os terminais de autoatendimento dos bancos ou o próprio aplicativo do Meu INSS. Mas destacamos que o segurado não precisa mais sair de casa para fazer a prova de vida”, acrescenta a nota do INSS.
Ficou determinado pela Portaria PRES/INSS 1.408/22, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em fevereiro deste ano, que votar nas eleições, independente do candidato, passa a ser uma forma de comprovação de vida.
Já os servidores públicos federais inativos e pensionistas da união continuam realizando a prova de vida somente nos aplicativos Sougov.br e gov.br. Também o procedimento poderá ser feito na agência bancária onde o pagamento é realizado. O procedimento deve ser feito no mês de aniversário do servidor/beneficiário.
O INSS fará um cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício realizou algum procedimento nas bases da autarquia, ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais. Desta forma, caberá ao INSS provar que o aposentado está vivo.
A partir de 2023, será considerado como prova de vida as seguintes situações:
No entanto, o governo alerta, em casos em não for possível encontrar uma movimentação do segurado, ele será notificado para que realize a prova de vida, preferencialmente por meio eletrônico.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…