Tal benefício previdenciário nada mais é que uma modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, mas direcionada àquelas pessoas que desenvolvem suas atividades profissionais sujeitas a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.
Qual é a carência exigida para este benefício?
É preciso que o segurado tenha feito no mínimo 180 contribuições(equivalentes a 15 anos de serviço) para o INSS, antes de dar entrada no pedido da aposentadoria especial.
Por quanto tempo se deve trabalhar exposto aos agentes nocivos à saúde para garantir a aposentadoria especial?
O tempo de trabalho pode variar entre 15, 20 ou 25 anos, a depender do agente. Dessa forma, quanto mais agressivo e prejudicial o referido agente nocivo, menos tempo de exposição é tolerado.
Qual a idade para se aposentar nesse caso?
Não há idade mínima, sendo uma modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, conforme dito acima. O essencial é completar os 15, 20 ou 25 anos de tempo de contribuição nas atividades prejudiciais à saúde ou à integridade física, a exemplo dos trabalhadores que operam na extração, fabricação, beneficiamento e utilização de carvão mineral; sujeitos a ruídos ou temperaturas muito intensos; em contato com agentes biológicos (nos hospitais, coleta e industrialização do lixo), dentre outros.
Como comprovar esse tempo de exposição aos agentes nocivos?
A partir de janeiro/2004, a comprovação dessas atividades passou a ser feita por meio de um formulário denominado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Tal documento deve ser elaborado pela empresa e entregue ao obreiro quando da rescisão contratual (término do contrato de trabalho).
Quem se aposenta nesse regime especial pode continuar trabalhando?
Não. Aqueles que obtiverem a aposentadoria especial não podem continuar a trabalhar expostos aos agentes nocivos, sob pena de cancelamento da aposentadoria. No entanto, podem trabalhar em outras atividades que não sejam insalubres.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo via Grandi Advocacia
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…