Fique Sabendo

INSS: aposentados ganham mais limite para usar no cartão de crédito

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá um limite maior para usar no cartão de crédito.

De acordo com o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), foi recomendado ao INSS o aumento do limite do cartão de crédito de aposentados em até 1,6 vezes em relação a renda mensal. Segundo a proposta, a cada um salário mínimo recebido pelo beneficiário, o limite poderá ir até R$ 1.672,00.

Também aconteceram duas outras mudanças, solicitadas pelo CNPS para operação de empréstimos consignados pelos aposentados e pensionistas.

1- O INSS aumente o prazo para descontar o valor da primeira parcela de empréstimos realizados pelos beneficiários diante ao estado de calamidade pública. A medida se deve a crise econômica criada com o surgimento do novo coronavírus.

O prazo de carência passa a ser de 90 dias para que a primeira parcela seja descontada. Entretanto, esse prazo não deverá ser considerado para computar os 84 meses previstos para que o segurado liquide o contrato.

2 – A permissão para que a aposentados e pensionistas ou representantes legais, possam realizar o desbloqueio do benefício em 30 dias, após o despacho para a realização de operações de créditos consignados.

A recomendação faz parte da Resolução 1.339, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em julho deste ano. O texto é assinado pelo presidente do Conselho, Bruno Bianco Leal.

Contudo, a resolução não altera o valor de pagamento que os beneficiários poderão pagar. Isto é: os empréstimos a serem realizados não podem comprometer um valor a mais do que 35% da renda mensal dos aposentados e pensionistas.

Sendo assim, os usuários que solicitaram um empréstimo consignado para operação em cartão de crédito, o valor limite seria de 35% do benefício. O que impede os bancos, sejam eles, privados ou públicos de oferecer parcelas que ultrapassem a porcentagem.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

2 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

2 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

4 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

4 horas ago

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda?

O período de envio das declarações de imposto de renda 2025 ainda nem começou. Mas…

4 horas ago

Como escritórios contábeis podem conquistar mais clientes e otimizar a eficiência na temporada do IR 2025?

A temporada do Imposto de Renda (IR) é um período crucial para escritórios contábeis, representando…

5 horas ago