Chamadas

INSS aprova pagamento do 14º salário aos aposentados em 2021? Confira

Nas últimas semanas tivemos muitas informações compartilhadas a cerca do 14º salário emergencial aos aposentados e pensionistas, mesmo que continuemos escrevendo sobre o tema, diversos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda nos enviam perguntas sobre a veracidade da liberação do 14º salário.

Algumas informações que foram compartilhadas nas redes sociais chegaram até mesmo a confirmar a aprovação do 14º salário aos aposentados e pensionistas e chegavam a divulgar até mesmo um calendário de pagamentos que segue o padrão implementado do INSS que como precisa ser esclarecido é totalmente falso.

14º salário do INSS

Indo direto ao ponto. Não! o 14º salário não deverá ser pago aos segurados do INSS. Vamos separar duas coisas aqui, a proposta que solicita o pagamento do abono natalino aos aposentados e pensionistas é real e foi enviada ao Congresso Nacional ainda em 2020, através de um Projeto de Lei que têm como autor o senador Paulo Paim (PT-RS).

Entendendo que a proposta é verdadeira, precisamos esclarecer agora que qualquer outra informação confirmando a aprovação da medida se trata de uma fake news. Mas muitos podem se perguntar “como saber se o assunto é ou não fake news?”.

Essa é uma pergunta muito pertinente, e para esclarecer de uma vez esse fato, o primeiro passo é conhecer o Projeto de Lei 3657/20 que pede a criação do 14º salário emergencial. Como dito anteriormente, a medida foi proposta pelo senador Paulo Paim, sendo assim, através do site do Senado Federal é possível consultar os avanços e tramitação do Projeto de Lei, que pode ser acompanhado aqui.

No próprio desenrolar do portal do Senado ao acessar sua tramitação, é possível ver que o tema se movimenta, contudo, nada do tema avançar nas aprovações das Comissões competentes, para que então o tema possa ser votado, nesse critério a medida segue parada desde o ano passado.

Assim, sem sua determinada movimentação para que possa avançar na avaliação das comissões, bem como para poder ser colocada em votação, a medida tem cada vez menos chances de ser aprovada, e como a medida foi criada originalmente para o ano passado, dificilmente ela conseguirá forçar para tramitar e chegar a uma possível votação para uma possível aprovação.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago