Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com a supervisão nos atendimentos devido ao retorno presencial. A iniciativa foi implementada pela Portaria nº 916 no mês de agosto. Com isso, será possível fazer o acompanhamento dos serviços prestados ao cidadão.
Segundo o INSS, esse trabalho será realizado enquanto durar a pandemia, mas o monitoramento será bimestral. Desta forma, o primeiro ciclo de supervisão acontecerá entre os dias 1º e 31 de outubro, com duração de 30 dias cada.
Durante o horário de atendimento ao cidadão, os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores do INSS e solicitações dos segurados serão supervisionadas por um servidor designado pelo Serviço/Seção de Atendimento do INSS junto às unidades e, excepcionalmente, pelo gerente da agência ou por pessoa por ele designada.
Isso é necessário para conferir como está sendo feito o atendimento, visto que os serviços estão sendo retomados de forma gradual após a suspensão das atividades presenciais no ano passado. A medida foi tomada para garantir a segurança dos segurados que, em geral, são pessoas idosas ou portadoras de alguma doença, além dos servidores públicos.
Mesmo com a retomada dos atendimentos, a orientação do INSS é realizar o agendamento sempre que o cidadão precisar de algum serviço. Isso pode ser feito através da central telefônica 135 ou do site Meu INSS, que também pode ser acessado por meio de aplicativo para celulares e tablets.
Para aqueles que não conseguirem agendar o atendimento através desses canais de comunicação, basta procurar a agência do INSS mais próxima para ser orientado sobre sua demanda.
Dentre os serviços que se encontram disponíveis para agendamento na central de atendimento do INSS e no site MEU INSS, estão os seguintes:
Segundo o INSS, em julho foram incluídos mais 12 serviços, são eles:
Horário de funcionamento das agências
O INSS publicou aportaria nº 1.347, estabelecendo o horário de funcionamento e de atendimento das unidades, ficando da seguinte forma:
Encerrado o horário de atendimento, os usuários que ainda estiverem nas dependências da APS deverão ser atendidos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…