Auxílio Doença - Imagem De mrmohock / Adobe Stock / editado por Jornal Contábil
Termina nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, o prazo que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu para suspender o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) de pelo menos 85.191 beneficiários. O motivo é que muitos aposentados e pensionistas não marcaram a perícia médica após a operação pente-fino.
A Operação ocorre periodicamente que tem como foco a realização de perícias em benefícios por incapacidade de longa duração, sendo eles: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte (dependente maior inválido) e benefício de prestação continuada por deficiência, para verificar se a incapacidade persiste, alterou ou foi cessada.
Saiba mais sobre o tema na leitura a seguir.
No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado.
Após 60 dias da suspensão realizada, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva do benefício.
O agendamento pode ser feito pelo site Meu INSS ou por meio de contato telefônico com a Central de teleatendimento, ligando para o número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Na data agendada para a realização da perícia, deverão ser apresentados os documentos pessoais, além de toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes.
Para verificar se você está entre os convocados é necessário abrir o edital de convocação e procurar pelo seu nome ou número do benefício previdenciário.
Os nomes estão em ordem alfabética e o benefício social está sem qualquer pontuação (apenas números). É importante conferir se o número do benefício é o mesmo do seu para evitar confusão com homônimos (pessoas com nomes iguais). A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União.
Confira abaixo o passo a passo para agendar uma perícia médica pelo Meu INSS:
O resultado da perícia médica estará disponível para consulta após as 21 horas do dia da perícia no Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e pelo telefone 135.
Caso o resultado não esteja disponível depois do prazo, pode ser que haja alguma pendência no benefício. O segurado deve entrar em contato com a Central de Atendimento 135 e, em caso de constatação de pendência no benefício, deverá solicitar, através da Central, o serviço “Acerto pós-perícia”.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…
A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…
Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…