Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou que o limite do cartão de crédito direcionado aos beneficiários será aumentado.
A intenção do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), de aumentar o limite máximo das operações diante de 1,6 sobre o valor total da renda mensal, foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).
Anteriormente, os aposentados e pensionistas que requeressem ao instituto o serviço na modalidade de consignado, poderiam obter um limite de até 1,4 diante da renda mensal.
Como a regra já está em vigor desde a publicação em veículo de imprensa oficial, para verificar o limite atual do cartão de crédito, o segurado deve multiplicar o valor do benefício recebido por 1,6.
É importante destacar que, o cálculo é feito somente nos casos em que o aposentado ou pensionista faça a adesão do cartão, havendo ainda outras mudanças nas demais linhas de crédito.
A publicação também estabeleceu demais alterações no que se refere ao tempo de carência para o pagamento da primeira parcela do empréstimo consignado, disponibilizado aos segurados do INSS durante o estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19.
A modalidade foi liberada pelo instituto diante do período máximo de carência de 90 dias.
Entretanto, este prazo não deve ser considerado ao realizar o cálculo de 84 previstos para quitar o contrato.
O tempo de espera que permite a realização de transações financeiras utilizando o benefício do INSS como garantia, também passou por modificações.
O prazo anterior de 90 dias, foi reduzido para apenas 30 durante o estado de calamidade pública.
Portanto, aqueles trabalhadores que se aposentaram recentemente, ou que começaram a receber pensão por morte, serão beneficiados, uma vez que estarão aptos a desbloquear a realização das operações de crédito consignado após os 30 dias.
Até que a situação da pandemia da Covid-19 se normalize, as agências do INSS continuam de portas fechadas, concentrando todos os atendimentos por canais à distância.
Deste modo, os beneficiários podem entrar em contato com o instituto através da central telefônica 135, pelo site oficial, ou pelo aplicativo de celular, Meu INSS.
A reabertura das agências que estava prevista para o dia 3 agosto, foi prorrogada para o dia 24 deste mês.
Ainda assim, é importante ressaltar que, os atendimentos remotos continuarão mesmo após o retorno das atividades presenciais.
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Por Laura Alvarenga
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