Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil
A partir da próxima segunda-feira (25) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o benefício da folha de outubro aos segurados que recebem um salário mínimo. O cronograma de pagamento do Instituto é dividido em dois, sendo o primeiro deles para os segurados que recebem um salário mínimo e um segundo para aqueles que ganham acima do piso nacional.
A folha de pagamentos de outubro do INSS se inicia na segunda-feira (25) para quem ganha R$ 1.100 e somente no dia 1º de novembro para os segurados que recebem acima de um salário mínimo, mesmo que poucos reais acima. Contudo, em ambos os casos o pagamento será finalizado no dia 8 de novembro.
O pagamento do benefício mensal é definido conforme o último número do NIS sem considerar o digito. Por exemplo, um segurado com o NIS 111.111.111-0, basta desconsiderar o 0 (dígito) e assim o número final e ordem de pagamento será de NIS 1.
Confira as datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo:
Confira as datas de pagamento para quem recebe mais de um salário mínimo:
Normalmente a definição quanto as datas de pagamento do benefício do INSS é influenciada por alguns fatores específicos, sendo eles o valor do benefício e o número final do benefício, assim, conforme as datas do calendário definido pelo INSS.
A programação das datas não é mensal como muitos segurados pensão, isso porque o INSS determina anualmente o calendário de pagamentos, geralmente no mês de dezembro. No mais, o Instituto habitualmente antecipa a folha de pagamentos, sendo o mês de janeiro, por exemplo, pago entre os cinco últimos dias úteis de dezembro.
Normalmente o calendário de pagamentos é finalizado até o quinto dia útil de cada mês, conforme o calendário definido pelo INSS. Porém, eventuais atrasos podem ocorrer, ou ainda pode ocorrer a suspensão temporária do benefício, como no caso daqueles que são obrigados a realizar a prova de vida, mas não fazem na data estipulada.
Assim, o segurado que por ventura não receba o pagamento na data marcada deverá buscar informações sobre o porquê do benefício não ter sido pago. Normalmente ao acessar a plataforma Meu INSS será possível identificar o motivo pelo qual o benefício não foi pago ao segurado.
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