Chamadas

INSS: como funciona a aposentadoria para quem tem HIV?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concede aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) para as pessoas com HIV, desde que a doença a impossibilite de trabalhar de forma definitiva.

Neste caso, será necessário cumprir os requisitos da aposentadoria por invalidez, que exige que a pessoa não possa trabalhar mais na sua profissão e nem ser realocada em outra função. 

Isso porque, o INSS sempre verifica se existe a possibilidade da pessoa ser reabilitada ao mercado de trabalho, de acordo com sua condição de saúde. Será preciso que o segurado passe por uma perícia médica. Durante a consulta, o perito irá verificar se há condição do portador de HIV continuar trabalhadndo ou se sua condição de saúde por causa da doença está incapacitando-o de forma permanente a continuar trabalhando.

Verficando que não há condições de voltar ao mercado de trabalho, será concedido a aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez). Neste caso, o INSS não irá exigir o tempo de carência (12 meses de contribuição).

Segundo a Lei de Benefício da Previdência Social – 8.213/91, o segurado aposentado por incapacidade permanente será convocado a cada dois anos, para avaliação das condições que motivaram a aposentadoria, seja ela concedida de forma administrativa ou judicial.

No entanto, a Lei n° 13.847/2019, diz que a pessoa portadora de HIV/Aids aposentada por invalidez, seja dispensada da avaliação. Desta forma, a aposentadoria por invalidez será permanente sem precisar de um retorno ao INSS para verificação.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

1 hora ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

1 hora ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 hora ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

1 hora ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago