Muitas pessoas ficam nervosas com a marcação da perícia no INSS, isso por quê o Instituto Nacional da Previdência Social ultimamente nega quase 50% dos pedidos de auxílio doença na via administrativa. Esse número é alarmante.
Em vista disso resolvemos consultar nossos advogados especialistas em direito previdenciário e elaborar este artigo com as melhores dicas de como se portar na perícia do INSS e não ter o pedido de benefício negado
Se você não tem um advogado, você pode marcar a perícia no INSS para o pedido de auxílio doença pelo telefone 135, ou pela internet. E aqui você deve preferencialmente optar por marcar pela internet.
Isso garante que você pode provar que realizou a marcação. Algumas vezes o INSS desmarca a perícia, ou o médico perito falta, e o beneficiário tem dificuldades de provar que efetivamente fez o agendamento.
Leve documentos médicos suficientes para comprovar o que você esta pedindo. Laudos médicos, exames, receitas, prontuários, preferencialmente dos últimos 90 dias, isso possibilita que o perito possa dar o seu parecer sobre documentos atuais, aumentando as chances de ganhar o benefício junto ao INSS.
Chegando na agencia, se certifique de guardar qualquer comprovante de que você foi para a perícia no INSS com o perito na data marcada. Serve a ficha da fila de espera, ou mesmo a consulta ao sistema. Isso evita que seja alegada a ausência do beneficiário à pericia.
Fique tranquilo durante a perícia. Muitas vezes o nervosismo pode atrapalhar a avaliação do perito. Vá com calma, mostre os documentos solicitados pelo perito e relate seu problema. Não se preocupe antecipadamente em ter o benefício negado. Caso isso ocorre pode facilmente ser revertido judicialmente.
No momento do exame, o periciado não precisa mostrar partes do corpo que não tem ligação com o problema que originou o pedido. Se for solicitado a fazer algo do gênero, não atenda.
Qualquer excesso ou má conduta cometida pelo perito da Previdência deve ser relatado ao chefe da agência, que deve tomar as medidas cabíveis.
No dia seguinte à realização da perícia você já pode verificar se o pedido foi concedido, pela internet ou na própria agência. Caso você tenha o pedido do seu benefício negado, vale a pena procurar um advogado especialista em previdenciário para analisar o caso e buscar o seu direito.
Os casos submetidos ao judiciário são analisados por médicos peritos particulares, da confiança do Juiz. O médico é especialista na doença ou lesão, o que possibilita que o médico veja com maior clareza o problema do beneficiário. Sendo constatado o problema que fundamentou o pedido e atendidos os requisitos, o benefício é concedido.
.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…
Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…
A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…