Chamadas

INSS: Como saber se o valor que recebo de aposentadoria está certo?

O momento da aposentadoria é muito esperado por muitos brasileiros, não é? São anos e anos de trabalho e esforço, contribuindo para a previdência, objetivando uma qualidade de vida no futuro.

Assim, depois de tanta espera, você realizou o pedido da aposentadoria e o INSS concedeu. Mas e agora? Como sei se o valor está certo? Confira.

Como saber se o valor da aposentadoria concedida está correto?

Com efeito, são inúmeras informações que serão consideradas pelo INSS para concessão do benefício. Tanto será pela modalidade (por idade, tempo de contribuição, especial, etc), quanto pela forma do cálculo, além de outras exigências necessárias. 

Em razão disso, inicialmente é preciso ter em mente que cada tipo de aposentadoria tem sua peculiaridade e o valor a ser recebido mensalmente mudará de acordo com o tipo, os salários/rendimentos percebidos ao longo dos anos e o tempo de contribuição. 

Pois bem. Você fez o pedido e o INSS deferiu. Em seguida, será enviado para a sua residência uma carta de concessão informando qual a data do pagamento prevista, qual o salário, bem como anexando uma tabela de cálculo utilizada pela entidade. 

Para saber se está correto, é importante revisar todas as informações constantes no documento de concessão do benefício para que, somente após, comparando com os dados inseridos no sistema eletrônico (“meu INSS”) e realizar o cálculo.

Não se trata de um cálculo fácil de ser feito, pois envolve o tempo de contribuição, o valor dos salários que integraram o cálculo e ainda, a lei vigente fará toda a diferença. Isso significa que por serem muitas informações, o INSS erra muito no valor final, o que pode causar grandes prejuízos ao beneficiário, caso ela não revise o benefício concedido.

E-book gratuito com um Manual Completo contendo os Processos e Benefícios do INSS. 

Tais informações não substituem a consulta a um profissional especializado na área, o qual poderá lhe explicar com mais segurança, analisando seu caso concreto.

Conteúdo original Diniz Advocacia

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

9 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

9 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

10 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

10 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

10 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

12 horas ago