Foto: Agência Brasil
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permite que seus segurados possam solicitar empréstimos, desde que estejam de acordo com as normas exigidas. O consignado é oferecido aos aposentados, pensionistas e servidores públicos, com taxas de juros mais baixas.
O empréstimo consignado é um tipo de crédito que possui pagamento indireto. As parcelas do acordo são descontadas diretamente em folha de pagamento ou benefício do INSS antes que a pessoa chegue a pegar o dinheiro.
O que possibilita que as instituições financeiras possam oferecer taxas de juros mais baixas, entre outras vantagens na forma de pagamento.
Trabalhadores com carteira assinada (quando possuem convênio com algum banco); Funcionários públicos; Militares das Forças Armadas; Pensionistas; e Aposentados do INSS.
No mercado existem inúmeras instituições financeiras que oferecem o empréstimo consignado. Veja as opções:
Agibank
Oferece vantagens exclusivas em empréstimos para aposentados e pensionistas, sendo possível ter o crédito adicional ao solicitar o cartão de crédito consignado. O pagamento do empréstimo poderá ser feito através de desconto das prestações diretamente do benefício ou salário do requerente.
Banco BMG
Oferece taxas de juros reduzidas e prazo estendido para pagamento. Além disso, a análise de crédito que determina a liberação é feita de maneira rápida, sem que o cliente precise esperar muito tempo pela resposta.
Banco Bradesco
O Bradesco oferece aos aposentados e pensionistas do INSS, o empréstimo consignado, com taxas de juros de 1,62% ao mês, e o pagamento da primeira parcela somente será feita após 90 dias e prazo de até 8 anos para o pagamento da dívida.
Banco do Brasil
No Banco do Brasil é bem fácil a contratação do empréstimo consignado, sem nenhuma burocracia. O BB libera o dinheiro direto na conta da pessoa, logo após o acordo ser fechado, ou seja, o dinheiro entra na hora. A carência será 180 dias (6 meses) para o pagamento da primeira parcela após recebimento do recurso.
Banco Inter
o serviço oferecido pela fintech pode ser solicitado tanto por clientes ou não do banco, com condições iguais de acessibilidade às ofertas. As taxas de juros cobradas começam a partir de 1,30% ao mês, com taxas pré-fixadas e sem alterações. O serviço é voltado para beneficiários do INSS que contam com margem consignável disponível. Sobre a forma de pagamento, ela pode acontecer em até 8 anos.
Santander Olé Consignado
Vai garantir vantagens competitivas em relação ao mercado. O crédito é oferecido mesmo para quem está com o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Outra vantagem está na forma de contratação, feita totalmente de forma digital.
Banco Pan
oferece aos aposentados e pensionistas do INSS condições exclusivas em empréstimo consignado. Como em todos os outros bancos, o pagamento é feito via débito automático direto do benefício do INSS. Em relação as taxas médias são no valor de 1,75% ao mês. Você não precisará sair de casa, você poderá realizar a contratação de forma online.
Caixa Econômica Federal
Oferece aos aposentados e pensionistas do INSS um serviço com taxas de juros a partir de 1,45% ao mês. Quem possui margem consignável pode contar ainda com o cartão de crédito Caixa Simples, que possui cobrança para o rotativo de 2,70%.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…