Chamadas

INSS: consultas ao 13° já estão aptas e pagamentos começam segunda

Dinheiro à vista para quem é beneficiário do INSS! Nesta hora de crise econômica uma boa notícia de um dinheiro a mais para ajudar no orçamento familiar. Conforme foi divulgado pelo Governo Federal, aposentados e pensionistas do INSS terão a antecipação da primeira parcela do 13° no próximo dia 25 de abril. Contudo, a consulta já pode ser feita pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo. O calendário da primeira etapa irá até o dia 6 de maio.

Mais de 31,6 milhões de beneficiários serão contemplados em todo o país. O cronograma se iniciará com os beneficiários com o final do Número de Identificação Social (NIS) 1 e seguirá até o último dia com final do NIS 0 para quem ganha até um salário mínimo. Já quem ganha acima de um salário mínimo, o pagamento será entre os dias 2 e 6 de maio.

Já a segunda parcela será liberada entre os dias 25 de maio e 7 de junho, com início novamente para quem ganha um salário mínimo. No caso de quem ganha acima do piso nacional, o dinheiro estará nas contas entre o dia 1º e 7 de junho.

Essa antecipação tem o objetivo de amenizar os reflexos econômicos causados pela pandemia da Covid-19 durante o ano passado, que ainda repercutem neste ano. Ao todo, a medida injetará na economia cerca de R$ 56,7 bilhões. 

Tradicionalmente, o pagamento do 13º para os aposentados e pensionistas do INSS é liberado nos meses de agosto e novembro. Esta é a terceira vez consecutiva que o governo federal faz a antecipação nesses moldes. Em 2020, a antecipação ocorreu nos meses de abril e maio e, em 2021, nos meses de maio e junho.

Como consultar o extrato do INSS?

As consultas aos extratos estão liberadas e vamos mostrar passo-a-passo como realizar o procedimento. Veja:

Pelo aplicativo Meu INSS:

  • – Abrir o app Meu INSS e clicar em “Entrar com gov.br”
  • – Informar o CPF e ir em “Continuar” e, em seguida, digitar senha e apertar “Entrar”
  • – Ir em “Extrato de pagamento” e clicar na seta ao lado do pagamento de abril, que o extrato será aberto. É possível gerar o PDF ao clicar no final da página em “Baixar PDF”.

Pelo site do INSS:

  • – Acessar www.meu.inss.gov.br e, na página, ir em “Entrar com gov.br”
  • – Em seguida, informar o CPF e clicar em “Continuar”
  • – Na página seguinte, digitar a senha e ir em “Entrar”
  • – Ao entrar, clicar em “Extrato de Pagamento”. Irão aparecer dois valores: pago na competência de março, que estará como “Pago”, e os que serão pagos em abril. Depois, clicar na seta ao lado do pagamento de abril, que o extrato será aberto. Também é possível gerar o PDF ao clicar no final da página em “Baixar PDF”.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

27 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

37 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago