INSS / Frepik
O montante dos benefícios e auxílios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes a janeiro já está disponível para consulta por meio dos canais de atendimento do órgão. Os extratos já refletem os ajustes decorrentes do aumento do salário mínimo e da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
De acordo com o comunicado divulgado pelo instituto, os depósitos para aqueles que recebem até um salário mínimo serão efetuados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Essa medida beneficia quase 26 milhões de beneficiários, que experimentarão um reajuste de 6,97%.
Leia também: Foi Publicada Portaria Que Reajusta Benefícios Do INSS Acima Do Mínimo
Já os beneficiários que recebem acima de R$ 1.412, que é o valor do salário mínimo nacional, terão seus pagamentos realizados a partir de 1º de fevereiro. Esses mais de 13 milhões de beneficiários receberão um aumento de 3,71%.
No caso dos segurados que recebem acima do salário mínimo e que começaram a receber o benefício em 2023, os valores serão ajustados proporcionalmente ao mês de concessão, variando de 0,55% para quem iniciou o recebimento em dezembro até o percentual total de 3,71% para aqueles que se tornaram beneficiários em janeiro de 2023.
Leia também: Veja As Informações Que Serão Usadas Na Prova De Vida Do INSS 2024
Para conferir a tabela de reajuste aplicável, é possível consultar a portaria do Ministério da Previdência Social.
A verificação do extrato e a informação sobre a data do pagamento podem ser realizadas tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS quanto pela Central 135. O atendimento telefônico está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Leia também: 8 Formas De Aumentar O Valor Da Sua Aposentadoria
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…