Chamadas

INSS: Contribua pagando apenas 5% do salário mínimo

O trabalhador ao ter sua carteira assinada passa automaticamente a contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tendo um desconto de 11% no salário mínimo.

Esse desconto às vezes, tira uma importante quantia do salário, faz falta no dia-a-dia. No entanto, existe a modalidade de Contribuinte Facultativo Baixa Renda, que paga apenas 5% do salário mínimo (que em 2021 já está na faixa de R$ 55,00) tendo direito a todos os benefícios da Previdência Social (aposentadoria por idade, Auxílio Incapacidade Temporária (Auxílio-Doença), aposentadoria por Invalidez, Salário Maternidade ou Auxílio Reclusão.

Fonte: Google

Para você contribuir na modalidade será necessário realizar um Cadastro Único, e se já estiver cadastrado, bastará atualizar os dados do seu NIS. Terá direito a Contribuição Facultativa como baixa renda, o brasileiro que não tem nenhuma ligação com atividade laborativa e vive exclusivamente para cuidar do lar(estão incluídos, a pessoa desempregada, e quem está com o contrato suspenso por estar auferindo benefício previdenciário e pretende continuar contribuindo).

É muito fácil realizar as contribuições, basta acessar o site da Receita Federal, emitindo o GPS (https://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/pagamentoseparcelamentos/pagamento/gps), atendimento pela Internet, escolhendo o módulo disponível: contribuintes filiados antes de 29 de novembro de 1999: permitindo calcular as contribuições em atraso, do contribuinte autônomo, empregado doméstico, empresário, facultativo e do segurado especial, filiados a partir de 29 de novembro de 1999, inclusive.

Ao selecionar o módulo, você será direcionado ao SAL (Sistema de Acréscimos Legais, em categoria) selecione Facultativo, em Dados do Contribuinte insira NIT/PIS/PASEP, digite o Captcha, Confirmar, em seguida aparecerá os Dados Cadastrais, estando corretos confirme.

Para você gerar a GPS, deverá inserir a Competência e o salário de contribuição, acompanhe o exemplo: 04/2021, R$ 1.100,00 (Salário mínimo em 2021). Em Dados de Pagamento, selecione o Código 1929 – Facultativo Baixa Renda – Recolhimento Mensal – NIT/PIS/PASEP, coloque a data de pagamento.

Após preencher as informações, vai aparecer para você o relatório discriminativo em seleção de competência, clique na caixinha – Competência e Valor da Contribuição. Em seguida gere o GPS.

Gerado o boleto GPS, salve em PDF ou se preferir imprima, faça o pagamento (se você não pagar na data certa ocorrerá multa e juros). Fique atento, você deverá pagar o GPS do Segurado Facultativo Baixa Renda, todo o dia 15 de cada mês.

Gerado o boleto da GPS (Guia de Previdência Social), salve em PDF ou imprima, realize o pagamento, não pagando na data há incidência de multa e juros. Lembre-se o pagamento da GPS do Segurado Facultativo Baixa Renda deverá ser realizado todo dia 15.

Lembrando que para ser contribuinte facultativo baixa renda, a família não poderá ter uma renda superior a dois salários mínimos.

Para fazer o Cadastro Único, você poderá comparecer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de seu endereço.

Documentos originais que deverão ser levados:

Certidão de nascimento ou casamento de todos que residem na casa, Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Renda (Holerite, Extrato bancário), e o Título de Eleitor.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

3 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

6 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

8 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

9 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

10 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

10 horas ago