Chamadas

INSS convocará 170 mil pessoas para pente-fino em benefícios por incapacidade

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai convocar quem recebe benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de seis meses e não passaram por perícia médica e, sem data de cessão do benefício estipulada para um novo pente-fino que será promovido pelo INSS em agosto.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Segundo matéria publicada no jornal Extra, a previsão é convocar 170 mil beneficiários para novos exames periciais. O Instituto informou que a decisão é para evitar pagamentos indevidos, que causam prejuízos aos cofres públicos.

O INSS avisará os beneficiários através de cartas que começarão a ser enviadas a partir da semana que vem. Os segurados terão que agendar perícias médicas, conforme a capacidade operacional das agências da Previdência Social, seguindo as regras sanitárias (distanciamento social, higienização das instalações, uso de EPIs por funcionários a beneficiários, ventilação adequada e restrição à circulação de pessoas nas unidades).

O envio das cartas

As cartas serão enviadas via Correios para o endereço do segurado que consta no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social. Por tanto, se você mudou e não alteração o seu cadastro no INSS, é melhor fazê-lo agora.

A rede bancária pagadora de benefícios também poderá notificar os segurados através de mensagens que serão exibidas nos terminais de autoatendimento. Outra medida será a convocação por meio eletrônico ou publicação de um edital no Diário Oficial da União.

Quando o segurado receber a carta, notificando, terá um prazo de 30 dias para agendar a perícia médica no portal ou aplicativo Meu INSS. Ou ligar para a central telefônica 135. Lembrando que quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso.

Os exames serão feitos fora dos horários regulares da perícia médica, evitando complicar os outros atendimentos já agendados. O INSS divulgou que cada perito poderá realizar quatro avaliações a mais por dia.

No entanto, poderá realizar mutirões de atendimento, em caso de necessidade. Deste modo, os peritos poderão fazer, além das revisões, outras perícias para reconhecimento inicial de benefícios, de modo a agilizar as concessões.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago