Qualidade de Segurado do INSS depende de pagamentos à previdência.
Segurados do INSS que estão sem emprego, mas perto de conseguir a tão sonhada aposentadoria, podem continuar a contribuir durante o período inativo para chegar mais perto do benefício.
Além de ter esse tempo incluso no tempo de contribuição e, quem sabe, conseguir fugir da reforma da Previdência – que irá endurecer os requisitos para a concessão do benefício – o segurado também mantém direitos previdenciários, como auxílio-doença e salário-maternidade.
O advogado previdenciário Theodoro Agostinho explica: quem está nessa situação deve contribuir como segurado facultativo. Essa categoria é voltada justamente a cidadãos que estão sem trabalho ou não têm alguma fonte de renda, como donas de casa e estudantes.
Segundo ele, essa modalidade possibilita ao cidadão receber o seguro-desemprego. Mas é preciso ter atenção aos procedimentos. “Caso a pessoa erre o código e contribua como autônomo, o seguro é cortado, já que o autônomo é voltado para quem tem fonte de renda, como um negócio próprio”, explicou.
O especialista salienta também que aqueles que pretendem se aposentar por tempo de contribuição devem recolher sobre a alíquota de 20%, pelo código 1406. O valor da contribuição pode ser escolhido pelo segurado, desde que seja entre um salário-mínimo (hoje em R$ 937) e o teto do INSS (R$ 5.531,31).
De acordo com a Previdência Social, existem ainda outras duas alíquotas, de 11% e 5%, incididas somente sobre o piso. Porém, com essas modalidades a contribuição só vale para a aposentadoria por idade.
COMO PAGAR / Quem quiser contribuir como facultativo deve acessar o site da Previdência para emitir uma guia de pagamento. Nesse caso, é necessário informar o número do NIT ou do PIS para lançar a guia e informar o código de contribuição para fazer o recolhimento. Caso o segurado não tenha esse número, deve agendar atendimento pelo site ou pelo 135 para realizar sua inscrição.
No caso dos contribuintes individuais e facultativos, as guias de pagamento vencem todo o dia 15.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…