O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por pagar benefícios previdenciários que amparam trabalhadores brasileiros.
Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, continue conosco e tire suas dúvidas.
Existem dois tipos de requisitos necessários para requerer o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, veja:
- Qualidade de segurado;
- Carência.
O contribuinte filiado ao INSS precisa estar na qualidade de segurado, que tenha inscrição e faça seus pagamentos mensais a título de Previdência Social.
Qual é o período de carência do INSS?
A carência é a quantidade mínima de contribuição que o segurado deve fazer mensalmente para ter direito à algum benefício do INSS.
Este tempo mínimo mensal é de 12 pagamentos, exceto em algumas situações em que a doença seja mais grave, neste caso o período de carência é nulo, porém ainda é necessário estar na qualidade de segurado.
O que é auxílio-doença?
O Auxílio- Doença trata-se de um benefício previdenciário, ele é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
O segurado que ficar incapacitato para as suas atividades laborais por mais de 15 (quinze) dias e é necessário cumprir 3 requisitos:
Requisitos
- Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual;
- Cumprimento da carência;
- Ter qualidade de segurado.
Exemplo auxílio-doença:
O senhor Emanuel exerce suas atividades laborais como pedreiro, em um dia qualquer este senhor quebrou a mão e terá que passar por uma cirurgia, neste caso o senhor Emanuel terá direito ao auxílio-doença podendo estar afastado de suas atividades laborais até a sua recuperação.
Lembrando que para requerer este benefício é necessário estar incapacitado por mais de 15 dias.
O que é aposentadoria por invalidez?
Este benefício é destinado para as pessoas que estão incapacitadas de forma total e permanente para exercer qualquer trabalho, inclui também a impossibilidade do segurado ser reabilitado em outra profissão devido a incapacidade te impede.

Veja um exemplo:
O Senhor márcio exerce suas atividades laborais como eletricista, em um dia qualquer ele estava consertando um poste de luz e acidentalmente houve um problema técnico na escada que ele estava e márcio acabou caindo de costas, o deixando tetraplégico, de acordo com laudo pericial.
Quando é possível requerer este benefício?
O segurado terá direito ao benefício se a incapacidade decorrer de acidente de trabalho ou doença profissional e não será exigida a carência de 12 contribuições mensais.
Mesmo que o acidente não tenha nenhuma relação com o trabalho, também não será exigida o tempo mínimo de carência.
Listas de algumas doenças que dão direito ao benefício e a isenção de carência no INSS.
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Alienação mental;
- Câncer (Neoplasia maligna);
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doença de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Nefropatia grave;
- Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS);
- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
- Hepatopatia grave.
O que é perícia médica do INSS?
Este procedimento é realizado por um médico habilitado do INSS, o mesmo é obrigatório, o objetivo é para atestar a existência de doença ou algum acidente que tenha tornado o segurado incapacidade de exercer suas atividades laborais.
Conclusão
O que te dará direito ao benefício seja auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, será a incapacidade que a sua doença causa para você exercer suas atividades laborais.
A perícia médica do INSS irá atestar isso.
Portanto aconselhamos a procurar ajuda de um advogado que seja especialista na área para evitar futuras dores de cabeça.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp