Chamadas

INSS: É possível converter auxílio doença em aposentadoria por invalidez?

O auxílio doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprovar, por perícia médica, estar incapaz temporariamente para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.

Referido benefício é concedido ao segurado que ficar afastado do trabalho por mais de 15 dias. A partir do 16º, o INSS concede o auxílio doença, se restar comprovado por médico a incapacidade.

No entanto, para ser solicitada a aposentadoria por invalidez se a incapacidade tornar-se permanente, é preciso estar atento a alguns detalhes, porque a conversão não é automática. Confira.

Como converter o auxílio doença em aposentadoria por invalidez?

Se por motivo de doença ou acidente você ficar mais de 15 dias afastado do trabalho, você poderá solicitar o auxílio doença, se comprovado por perícia médica realizada pelo corpo técnico do INSS a incapacidade temporária para o trabalho, bem como cumprir os requisitos da lei.

Por outro lado, para converter o auxílio doença em aposentadoria por invalidez, é preciso comprovar que a incapacidade temporária tornou-se permanente e não há possibilidade do segurado retornar ao mercado de trabalho.

Da mesma forma, para a aposentadoria, o segurado será submetido à avaliação médica do INSS e se não houver possibilidade de reabilitação para outra função e configurada a incapacidade permanente para trabalhar, será concedido.

Vale destacar que o INSS possui um corpo técnico médico rígido, tornando-se cada vez mais difícil o deferimento administrativo do pedido de aposentadoria por invalidez. Porém, é possível requerer à justiça o benefício. 

Conteúdo origina Ortale Advocacia

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

17 minutos ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

39 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

1 hora ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

2 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago