INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles / Editado por Jornal Contábil
A pensão por morte é um benefício assegurado pelo INSS aos dependentes do segurado falecido. A finalidade é substituir o salário ou a aposentadoria do trabalhador, para garantir a qualidade de vida de seus dependentes.
Uma dúvida que surge nesses casos, diz respeito à aposentadoria do cônjuge. Será que ele pode receber a pensão por morte e a aposentadoria ao mesmo tempo?
Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o assunto.
Sim. O cidadão pode receber esses dois benefícios da Previdência Social. Quem é aposentado pode receber a pensão por morte, mas essa é a única chance de assegurar os dois benefícios, quando o beneficiário é cônjuge do falecido.
Importante: Não é possível receber mais de uma aposentadoria do INSS. Os casos que fogem à regra são aqueles cujos benefícios são de regimes distintos.
A Reforma da Previdência (13/11/2019) alterou muitas regras dos benefícios concedidos pelo INSS. Antes dela, o beneficiário da pensão por morte poderia receber outra pensão por morte, caso fosse dependente do segurado falecido.
Essas pessoas têm o que chamamos de direito adquirido, portanto entram na antiga regra e asseguram as duas pensões.
Vale ressaltar, que quem recebe a pensão pela morte de seu cônjuge, se casa novamente e o novo cônjuge também morre; pode escolher qual o benefício mais vantajoso.
O segurado só tem a chance de acumular duas aposentadoria, quando elas são de regimes diferentes. Como exemplo podemos citar o caso dos professores, que podem receber a aposentadoria de uma escola que pertence a rede particular e de outra que pertence a rede pública de ensino.
Sabemos que depois que a Reforma da Previdência começou a vigorar em 13 de novembro de 2019, várias regras nos benefícios do INSS sofreram mudanças, mas essas alterações não afetam quem já tinha o benefício, ou quem cumpriu todos os critérios para assegurar o provento antes que as novas regras começassem a valer.
Antes da reforma os beneficiários poderiam receber a aposentadoria e a pensão com o valor integral dos benefícios, agora o segurado pode receber a quantia total do benefício mais vantajoso e uma parte do provento menos vantajoso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…