Errar todo mundo erra, inclusive o INSS. Isso mesmo!
Você sabia que o INSS pode errar na hora de calcular seu benefício? E com isso você passa a receber um valor menor do que realmente receberia.
Por isso vamos te mostrar quais erros podem acontecer, como identifica-los e como resolver.
Pois, bem! Existem algumas coisas que o INSS considera na hora de calcular seu benefício, como salários de contribuição, atividades especiais, tempo de contribuição, trabalho rural, entre outros.
E é exatamente nesses pontos, que o instituto pode ser negligente e acabar errando no cálculo de benefício.
Confira os erros de cálculo mais comuns.
Quando você é aprovado para receber um benefício do INSS, você recebe uma carta de concessão do benefício.
É através deste documento que você poderá identificar qualquer erro cometido. Isso porque é na carta de concessão que contém informações de como foi feito o cálculo da aposentadoria que você irá receber.
A carta de concessão é enviada pelos correios para o endereço do segurado. Mas caso você a perca e precise dela é possível solicitar outra.
Para solicitar pela internet:
Para solicitar presencial:
Antes de ir até à agência é preciso realizar agendamento pelo Meu INSS:
Ok, vamos lá! Caso o erro tenha sido constatado, o recomendado é que o trabalhador não faça saque do valor disponibilizado, nem da aposentadoria, nem do PIS e do FGTS. Isso porque, caso você saque o valor, você estará concordando com o valor recebido.
Para quem não sacou o valor é possível cancelar o pedido de aposentadoria e, assim, levar novos documentos para comprovar as contribuições.
Mas caso você já tenha sacado o valor ou identificou o erro só depois de algum tempo, é possível solicitar a revisão do benefício, seja no próprio INSS ou na Justiça.
Os dados sobre o seu histórico de trabalho também constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), lá tem todas as informações do seu histórico profissional.
Para consultar seu CNIS basta:
Caso o seu CNIS esteja com erros, para corrigir basta:
Os documentos que terão que ser enviados são:
Uma maneira de se resguardar de possíveis erros é mantendo atualizadas todas as informações que constam no CNIS.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…