Categories: DestaquesINSS

INSS: inclusão de vínculo empregatício poderá ser feita pela internet

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará mais um passo importante na modernização dos serviços, o que promete facilitar a vida dos segurados do órgão. Em entrevista exclusiva concedida ao EXTRA, o diretor de benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, informou que, no segundo semestre desse ano, uma nova e importante facilidade passa a funcionar na plataforma Meu INSS: quado os processos estiverem finalizados, o próprio trabalhador conseguirá fazer a atualização de vínculos trabalhistas, caso exista algum erro no sistema.

De acordo com Ribeiro, a iniciativa faz parte do ‘pacote’ de medidas que pretende levar mais tecnologia à Previdência, com intuito de melhorar o atendimento e desafogar as agências, que sofrem com a falta de servidores e sucateamento.

 

 

 

 

 

 

 

— É muito importante para o INSS a modernização dos serviços e, para isso, o próximo passo é permitir que o próprio trabalhador faça a inclusão de períodos trabalhados no sistema, caso exista algum erro — explica.

Quando o serviço estiver disponível, explica Ribeiro, o segurado que encontrar erros na contagem de tempo poderá, com os documentos que comprovem o vínculo empregatício, enviar pela internet essas comprovações. Para isso, tudo deve estar digitalizado, por foto ou escaneado. Posteriormente, o INSS, em posse dos documentos, fará a avaliação e, se for constatado o vínculo, todas as contribuições do período serão incluídas, de forma automática, sem a necessidade de o segurado comparecer a um posto do órgão.

No Meu INSS, que já está disponível para acesso, todo o período contributivo do segurado já é mostrado de forma automática. Antes, o trabalhador tinha que, com todas as carteiras de trabalho em mãos, inserir os períodos de contribuição, para somente depois, o portal informar o tempo total de contribuição. Agora, o segurado consegue saber, em minutos, quanto tempo falta para se aposnetar, por idade ou por tempo de contribuição.

Para ter acesso ao serviço, o segurado deve realizar um cadastro simples: basta informar o nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Em seguida, será fornecida uma senha provisória, que pode ser mudada imediatamente por uma pessoal.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago