Fique Sabendo

INSS libera em setembro pagamento automático de R$ 1.045

A partir de agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início aos pagamentos automáticos de benefícios assistenciais concedidos na Justiça. Isso significa que as decisões judiciais serão implantadas de maneira mais ágil e facilitada aos segurados de direito.

Primeiro, o método será utilizado para atender o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). No momento, seu valor de repasse é de R$ 1.045. O BPC é voltado exclusivamente para o idoso ou deficiente em situação de vulnerabilidade financeira.

Agilidade nos processos

A intenção do INSS é agilizar os pagamentos aos segurados que ganharam ações judiciais para se tornarem beneficiários. Isso, só está acontecendo graças a uma parceria do Instituto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

o INSSi rá precisar de vários servidores para realizar o atendimento relacionado a demanda judicial. Irá acontecer uma interação dos sistemas, as concessões se tornarão mais automatizadas, o que reduzirá o tempo gasto durante as análises, além de afastar possíveis erros no suporte da demanda.

Lívia Peres, juíza auxiliar da Presidência do CNJ, disse que com os processos informatizados, o magistrado poderá emitir uma ordem de implantação ou restabelecimento de benefícios diretamente ao INSS para o cumprimento imediato da decisão pela autarquia.

Atualmente, Uma ordem judicial, pode levar meses para ser atendida,com a nova medida, será implementada em horas. No início de 2020, havia cerca de 200 mil decisões judiciais pendentes para o cumprimento pelo INSS. Em muitos casos, os prazos já haviam expirado. Com a automatização, a expectativa é que os processos se tornem mais ágeis e seguros.

Agências do INSS voltam a atender de forma presencial

Foram cinco meses fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus, porém, no dia 14 de setembro, o INSS começou a reabrir os atendimentos presenciais nas agências.

Somente o estado de São Paulo, que por decisão judicial, mantém as unidades fechadas.
Um outro detalhe, é que o INSS suspendeu o atendimento presencial para pericia médica, devido a uma divergência entre o órgão e os médicos peritos sobre as instalações das salas de atendimento.

O INSS prometeu realizar novas inspeções nos ambientes de perícia médica, a fim de atender aos pedidos de adequação feitos pela Pericia Médica Federal.

Em nota, o INSS informou que serão mantidos os serviços remotos, seja pelo site, aplicativo Meu INSS ou central telefônica, através do número 135, mesmo após o retorno presencial.

Segundo o INSS, a retomada tem como prioridade as perícias médicas (por enquanto suspensas), avaliações sociais, os cumprimentos de exigências, as justificações judiciais e administrativas, além dos caso de reabilitação profissional. Além disso, só será atendido quem fizer um agendamento prévio.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jonal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Inscrições para EQT 1/2025 seguem abertas até dia 6 de março

Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…

2 horas ago

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

2 horas ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

3 horas ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

4 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

10 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

12 horas ago