Chamadas

INSS: Mais de 600 mil segurados precisarão enviar informações complementares

Um comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou que cerca de 625 mil segurados devem encaminhar informações complementares para viabilizar a análise dos benefícios solicitados.

Isso porque, em alguns casos, a extensa demora para a disponibilização dos recursos oriundos de pensão por morte ou aposentadoria, podem acontecer devido à falta de todas os dados necessários pedidos ao cidadão. 

Até o momento, 861 mil pedidos estão em processo de verificação pelo INSS, e dependem de alguma ação do seguro.

Com base na última atualização de dados feita nesta segunda-feira, 10, aproximadamente 625 mil segurados já foram notificados pelo instituto, via telefone ou mensagem de texto do celular.

O processo de notificações se iniciou em julho, requerendo o cumprimento de todas as exigências. 

Entretanto, caso haja alguma dúvida, o segurado deve saber que, apesar das notificações, é possível verificar a situação por conta própria.

Para isso, basta acessar o site ou o aplicativo “Meu INSS” que a informação aparecerá automaticamente no visor do computador ou celular.

As informações também podem ser obtidas pelo telefone 135.

Em todas as modalidades, são comunicados todos os documentos e demais dados que precisam ser apresentados com urgência. 

O tempo estipulado para a concluir os benefícios previdenciários é de 39 dias.

Caso o segurado tenha feito a solicitação há um tempo superior à média, recomenda-se que o mesmo verifique se ainda existe alguma exigência pendente, ao acessar o aplicativo, site ou telefone.

INSS

Entretanto, o tempo para que o instituto conclua a verificação dos pedidos pode chegar a 45 dias. 

Para fazer a correção das pendências através do aplicativo Meu INSS, basta clicar na opção “Agendamentos/solicitações” no menu.

Na sequência, é preciso localizar o processo em exigência e clicar na lupa para obter mais detalhes.

Por fim, clique em “Cumprir exigência” e, em seguida, em “Anexar arquivo”.

Cada arquivo anexado pode conter somente 5 MB. 

O segurado pode clicar em “Anexar”, quantas vezes for necessário, até incluir todos os documentos solicitados.

Para finalizar, basta clicar em “Confirmar”.

E se necessário, é possível fazer um comentário ao selecionar a opção “Responda aqui”, para esclarecer os motivos da exigência.

Por último, clique em “Enviar” e confira se o processo foi concluído corretamente. 

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Wesley Carrijo

Recent Posts

Exame de Suficiência de 1/2025 tem mais de 47 mil inscritos

A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…

4 minutos ago

Contador, confira 3 dicas para cuidar da sua saúde mental

A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…

57 minutos ago

INSS: Fila e tempo de espera deve reduzir nos próximo meses

A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…

2 horas ago

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

8 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

10 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

11 horas ago