meu inss
Hoje (14), as agências do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, voltaram a atender de forma presencial, menos na cidade de São Paulo.
Atendendo à ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu suspender a reabertura das agências do INSS em São Paulo, programada para hoje. O INSS vai recorrer da decisão.
Fora da cidade de São Paulo, as agências voltam a atender, mas com algumas restrições:
Somente as pessoas com agendamento prévio deverão ir às Agências do INSS, cujo horário de funcionamento será das 7h às 13h, de segunda a sexta.
As pessoas não deverão procurar agendamento para aqueles serviços que podem ser feitos de forma remota; como por exemplo, uma aposentadoria, pensão, salário-maternidade, pois eles continuarão sendo realizados de forma remota.
Para ser atendido nas agências, as pessoas que agendaram horário, serão obrigados a usar máscara, ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá entrar na agência, e será orientado a procurar um serviço médico.
As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas.
Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.
Médicos peritos decidiram não voltar ao atendimento presencial no INSS
Todas as perícias médicas agendadas para os próximos dias foram suspensas, não tiveram remarcadas as datas para voltar, segundo informou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A decisão foi tomada depois que a ANPM (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais) anunciou que os médicos não voltariam a fazer atendimentos presenciais por falta de segurança.
“Destacamos que, o segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135.”.
Sendo assim, os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não está no cadastro oficial) e reabilitação profissional. Lembrando que será necessário agendamento.
A perícia online é a avaliação realizada a distância entre o servidor do INSS e o segurado. Ao invés de procurar uma agência do INSS, o segurado deve seguir as orientações repassadas pelo próprio Instituto para análise e conclusão do processo.
Um dos passos importantes é enviar todos os documentos de forma legível. Além disso, é necessário que o documento não tenha rasuras e possua a assinatura de um médico com o registro atualizado no conselho da classe.
Para saber o resultado, é necessário entrar no portal do INSS e clicar em “Acompanhar pedido” ou “Resultado”. Feito isso, em seguida basta fazer o login no sistema e visualizar os dados do processo.
Depois, você deverá esperar o INSS comunicar quando voltará a atender presencialmente as perícias médicas.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…
Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…
O aumento do salário mínimo sempre gera expectativa, mas também traz consequências que vão além…
Recentemente, uma empresa de alimentos e bebidas foi condenada pela 11ª Vara do Trabalho da…
Nos últimos meses, tem circulado a informação de que motoristas podem ter a Carteira Nacional…
Contadores, vocês suspeitam de empresas de laranja entre seus clientes? Saibam como prevenir a lavagem…